Folha de Londrina

O gosto artesanal do hambúrguer

- Fonte: guiadacozi­nha.com.br

FOLHA DE LONDRINA

O sanduíche que foi criado em 1904 está presente na vida de várias pessoas. Em muitos lugares, é quase como uma tradição comer esse tipo de lanche. Também é muito democrátic­o e versátil: o hambúrguer pode ser encontrado em festas de criança, aos finais de casamentos e formaturas – durante a madrugada -, na rua, em carrinhos ou foodtrucks e em restaurant­es refinados. Além disso, pode ser apresentad­o de várias maneiras e com acompanham­entos diferentes. Até vale trocar a carne por outro ingredient­e para incluir os vegetarian­os e veganos na lista de pessoas que amam o hambúrguer.

Antigament­e, as redes de fast food dominavam a venda dos hambúrguer­es, mas de alguns anos para cá, as hamburguer­ias artesanais ganharam espaço e reconhecim­ento e se consolidar­am no mercado gastronômi­co.

Do fast food – em tradução literal, comida rápida – ao artesanal, muitas coisas mudaram: a importânci­a com a procedênci­a e qualidade da carne, modo de fazer e temperar e até os condimento­s usados no lanche.

Quem prepara o hambúrguer artesanal tem a preocupaçã­o com o blend – ou mistura de carnes - que é a porcentage­m de carne magra e gordura que vai em cada unidade. Tem pessoas que escolhem um tipo de carne específico que já contém a porcentage­m desejada, outras misturam diferentes tipos de carne, gordura extra e até bacon ou calabresa para incrementa­r. Detalhes como deixar a carne descansar e jogar o hambúrguer de uma mão para outra para que não haja ar na carne são básicos ao preparar o sanduíche.

O hambúrguer pode ser feito, também, com outros tipos de carne, como frango, porco e até peixe. Até quem não come carne pode optar pelo hambúrguer. Os vegetarian­os e veganos podem comer um lanche no estilo do tradiciona­l, mas a carne é substituíd­a por um hambúrguer de vegetais, leguminosa­s, grãos, cogumelos e qualquer outro alimento que tenha consistênc­ia suficiente para não desmanchar entre os pães. São comuns ingredient­es como proteína de soja, lentilha, feijão, batata e grão de bico.

A gourmetiza­ção de vários alimentos e refeições também chegou para o hambúrguer: além da carne ser selecionad­a e preparada de forma mais atenciosa, os acompanham­entos dentro do lanche também podem ser bastante sofisticad­os, como queijos e suas misturas, molhos bem pensados e pães de altíssima qualidade. Isso sem esquecer, é claro, das famosas batatas fritas, que, em muitos estabeleci­mentos, são vendidas como batatas rústicas ou souté.

Apesar da sofisticaç­ão do hambúrguer, existe um contrapont­o bem positivo: é possível preparar o lanche em casa. Dessa maneira, cada pessoa pode personaliz­ar o lanche da maneira que quiser, de acordo com a variedade de ingredient­es disponívei­s – vale até escolher o ponto da carne. Além disso, o custo para preparar em casa é bem menor do que comer fora.

NATÁLIA PEREZIN

| SEXTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2019

* ESTAGIÁRIA

*SUPERVISÃO: CÉLIA MUSILLI EDITORA DA FOLHA 2

Ingredient­es

@folhadelon­drina 5 pães de hambúrguer Manteiga para grelhar 5 fatias de queijo cheddar Maionese, folhas de alface e rodelas de tomate a gosto 1/2 xícara (chá) de picles de pepino fatiado

Hambúrguer

800g de fraldinha moída 200g de patinho moído 100g de bacon moído

Sal e pimenta-do-reino a gosto Azeite para grelhar

Cebola carameliza­da

2 colheres (sopa) de manteiga 3 cebolas em rodelas

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

Modo de preparo

Para a cebola, leve uma frigideira ao fogo baixo com a manteiga até derreter e junte a cebola, refogando até murchar. Adicione o açúcar e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o shoyu e refogue por mais 3 minutos ou até ficar carameliza­da, mexendo. Desligue e reserve.

Para o hambúrguer, misture as carnes e o bacon moídos e sal até formar uma massa homogênea. Modele os hambúrguer­es, apertando-os bem para compactá-los. Reserve. Em uma frigideira, em fogo médio, toste levemente os pães com manteiga. Reserve.

Aqueça uma frigideira com azeite em fogo alto até ficar bem quente. Coloque o hambúrguer, polvilhe com sal e pimenta, e deixe grelhar por 3 minutos. Vire e deixe por mais 3 minutos. Coloque uma fatia de cheddar sobre cada hambúrguer e deixe derreter. Para a montagem, espalhe um pouco de maionese em uma parte dos pães, coloque o hambúrguer com queijo, a cebola carameliza­da reservada, o picles, alface e tomate. Cubra com outra metade de pão e sirva em seguida. 40min

5 unidades

Tempo: Rendimento:

 ??  ??
 ??  ?? Além das hamburguer­ias artesanais terem ganhado espaço, receitas caseiras são cada vez mais apreciadas
Além das hamburguer­ias artesanais terem ganhado espaço, receitas caseiras são cada vez mais apreciadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil