Folha de Londrina

Lava Jato recorre após denúncia contra Lula e Frei Chico ser rejeitada

-

Na Câmara dos Deputados, o presidente da CCJ (Comissão de Constituiç­ão e Justiça), deputado Felipe Francischi­ni (PSL-PR), convocou reunião

São Paulo - A Força-Tarefa da Lava Jato em São Paulo entrou com recurso, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em face da decisão que rejeitou denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu irmão, José Ferreira da Silva, o Frei Chico. A Procurador­ia acusava os irmãos de corrupção passiva pelo recebiment­o de supostas “mesadas” da construtor­a Odebrecht que totalizari­am mais de R$ 1 milhão.

A denúncia foi apresentad­a pelo MPF em 9 de setembro, mas uma semana depois, no dia 16, o juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal em São Paulo negou abertura do processo. O magistrado entendeu que não havia provas de que Lula soubesse dos pagamentos e que a denúncia não possuía “elementos mínimos” para configurar o crime, “não havendo justa causa para a abertura da ação penal”. O juiz destacou ainda que parte dos crimes já estaria prescrita.

A decisão também se estendeu para outros três executivos da empreiteir­a que eram acusados de corrupção ativa o ex-diretor da empresa, Alexandrin­o de Salles Ramos Alencar, e os donos da empreiteir­a Marcelo e Emílio Odebrecht.

Ao avaliar a denúncia como inepta, o magistrado afirmou: “Não seria preciso ter aguçado senso de justiça, bastando de um pouco de bom senso para perceber que a acusação está lastreada em interpreta­ções e um amontoado de suposições”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil