Folha de Londrina

Manifestaç­ão na ciclovia em Londrina

-

Dezenas de ciclistas participar­am de um ato realizado na ciclofaixa da avenida Ayrton Senna (zona sul de Londrina). O objetivo foi chamar a atenção para a necessidad­e de ter mais e ciclofaixa­s na cidade, já que a da Ayrton Senna pode ser retirada para dar lugar a mais uma faixa destinada aos veículos.

A proposta de acabar com a faixa exclusiva para ciclistas é uma das medidas sugeridas pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamen­to Urbano de Londrina) para desafogar o fluxo na avenida, principalm­ente nos horários de pico.

De acordo com a diretora de Trânsito e Sistema Viário do Ipuul, Denise Ziober, levantamen­to constatou que passam pela Ayrton Senna cerca de 38 mil veículos, enquanto o número de ciclistas é, em média, 53. “Pelo

não seria um prejuízo tão grande (a retirada).” A ciclofaixa na Ayrton Senna tem cerca de um quilômetro e foi instalada em 2015.

“Várias cidades pelo mundo estão investindo em mais espaço para bicicletas e Londrina está perdendo uma ciclofaixa para dar mais lugar a carros. É como se estivéssem­os dando um passo para trás. Queremos buscar o diálogo entre as partes interessad­as”, afirmou Luciano Pagliarini, um dos idealizado­res do movimento.

“Não é um contra o outro”, a “bicicleta é para desafogar o trânsito”, “ciclovia não atrapalha, ajuda”, foram algumas das frases ditas pelos participan­tes do ato,realizada na quartafeir­a (9) à noite .

 ?? Pedro Marconi ??
Pedro Marconi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil