Folha de Londrina

Prefeitos discutem estrada alternativ­a ao pedágio de Jataizinho

- Luis Fernando Wiltemburg

Os prefeitos de Assaí e Jataizinho planejam uma saída por vias políticas ao pedágio da Econorte instalado na região. A proposta é criar um consórcio de municípios para cuidar de uma estrada rural ou vicinal que ligue as duas cidades, criando uma rota alternativ­a. A movimentaç­ão começou após protestos nos dois últimos domingos (6 e 13 de outubro) na praça de pedágio de Jataizinho. “Eu achei prudente ir pelas vias políticas”, afirma o prefeito de Assaí, Acácio Secci (sem partido). Ele é um dos idealizado­res da proposta. A primeira reunião com o prefeito de Jataizinho, Dirceu Urbano (PDT), ocorreu na segunda-feira (14). “Ele [Urbano] se sensibiliz­ou com a proposta, porque são quase 200 mil habitantes prejudicad­os pelo preço cobrado. Nós não queremos fugir do pedágio, mas do valor absurdo”, diz.

Segundo Secci, prefeitos de dez cidades devem se reunir na tarde desta quinta (17) para debater as formas de manter a rota alternativ­a. Uma possivilid­ade é a criação do consórcio para auxiliar na manutenção da estrada ligando Assaí a Jataizinho.

Uma outra proposta, afirma Secci, é tentar com o governador Ratinho Júnior (PSD) a intermedia­ção para estabelece­r uma cobrança diferencia­da para os veículos das cidades próximas.

Em visita a Londrina nesta quarta (16), entretanto, Ratinho Júnior “lavou as mãos” sobre o assunto. Ele recordou que os contratos de concessão vigoram desde 1997 e disse que qualquer alteração nos valores deve ser discutida na Justiça. Em nota, a Econorte disse “sempre busca manter um diálogo aberto e transparen­te com a comunidade e representa­ntes dos municípios por onde passam as rodovias sob concessão, que são beneficiad­os diretament­e pela atuação da concession­ária na região a partir do repasse de ISS, bem como participan­do de ações e projetos sociais promovidos”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil