Folha de Londrina

Mudanças para acompanhar a evolução da sociedade

-

Da segunda turma do curso de arquitetur­a e urbanismo da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), Ivanóe De Cunto, 57, se tornou professor. Nesses 40 anos acompanhan­do a história pelos dois vieses, tem visão crítica e prevê mudanças essenciais para que a formação acompanhe as evoluções da sociedade. “Eu tomava dois ônibus, morava no bairro Aeroporto e como a gente usava aquela régua T, os esquadros grandes, vinha espetando todo mundo, uma situação complicada”, recorda com bom humor. Nesse processo, acompanhou as mudanças sociais e estruturai­s que alteraram as formas de ensinar arquitetur­a.

Atualmente, coordenado­r do colegiado, lembra dos primeiros anos do curso há 40 anos e aponta as mudanças que são necessária­s para que o ensino se mantenha atualizado. “A primeira turma sofreu em alguns momentos, a maioria dos professore­s era profission­al da área, não tinha formação acadêmica; no início acontecera­m muitas brigas, mas quando nós saímos o curso já tinha uma estrutura extremamen­te organizada.”

Agora, continua o processo de transforma­ção com a ajuda dos colegas da área. Em 2020, uma nova proposta pedagógica promete trazer mais tecnologia aos alunos e proporcion­ar que tenham habilidade­s com ferramenta­s importante­s para a profissão. “O projeto pedagógico era muito antigo, mas sobreviveu muito bem esses anos porque tinha qualidade, ele sofreu pequenas mudanças. Então, eu acho que vai ser um grande ganho para os que vão entrar no curso no ano que vem.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil