Folha de Londrina

Americanas fazem caminhada espacial

Atividade extraveicu­lar foi a primeira exclusivam­ente feminina e a 221ª realizada no complexo orbital desde 1998

- Salvador Nogueira Fohapress

A história da conquista do espaço teve mais um episódio marcante nesta sextafeira (18), com a primeira caminhada espacial 100% feminina. As astronauta­s Jessica Meir e Christina Koch trabalhara­m em conjunto do lado de fora da Estação Espacial Internacio­nal (ISS) por um total de 7 horas e 17 minutos, para diversas atividades de manutenção do complexo.

Apesar do ambiente de ausência de peso, operar dentro dos trajes pressuriza­dos por todo esse tempo causa um desgaste físico comparável ao de concluir uma maratona.

Depois de passar várias horas em preparação numa comporta de ar, que envolve se adaptar à pressão menor e à atmosfera de oxigênio puro dos trajes espaciais, a dupla estava pronta para sair às 8h38 desta sexta (pelo horário de Brasília) e iniciou o retorno à comporta de ar por volta das 15h10, tempo suficiente para a estação dar mais de quatro voltas e meia ao redor da Terra (alternando entre aproximada­mente 45 minutos de escuridão e 45 minutos com iluminação solar).

A caminhada foi oficialmen­te encerrada às 15h55, com o fechamento da escotilha externa da comporta de ar e o início da repressuri­zação.

Do lado de fora, os trabalhos envolveram a troca de um disdias positivo pifado de controle de eletricida­de, chamado BCDU (unidade de carga/descarga de bateria), e diversas inspeções feitas na estrutura externa da estação, além de outras atividades de manutenção.

Essas saídas periódicas de construção, manutenção e atualizaçã­o da ISS são bastante comuns e não costumam virar notícia. Para que se tenha uma ideia, a atividade extraveicu­lar (nome técnico das caminhadas espaciais) desta sexta foi a 221ª já realizada no complexo orbital desde 1998. Em média, são 10 dessas por ano.

Também não é novidade que as caminhadas espaciais envolvam mulheres. Esta é a 43ª a ter uma astronauta envolvida. O aspecto inédito é que, pela primeira vez, todos os caminhante­s espaciais (usualmente dois) são mulheres.

 ?? Nasa TV/AFP ?? Trabalhos envolveram a troca de um dispositiv­o pifado de controle de eletricida­de
Nasa TV/AFP Trabalhos envolveram a troca de um dispositiv­o pifado de controle de eletricida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil