Folha de Londrina

Para ocupar as ruas

Festival de Graffiti chega à 5ª edição trazendo a Londrina grandes nomes nacionais e internacio­nais

- Marcos Roman Reportagem Local

Alguns dos maiores grafiteiro­s do Brasil, do Peru e do Chile estarão reunidos em Londrina na próxima semana, quando a cidade sedia a 5ª edição do Festival de Graffiti. De quarta-feira (23) a domingo (27) diversas atividades serão realizadas, incluindo workshops, batalhas de MCS e apresentaç­ões de dança. O ponto alto do evento será a pintura de um mural na Escola de Circo de Londrina (zona norte) e no Cemitério São Pedro (centro), atividades que contarão com a participaç­ão de mais de 60 artistas.

“O festival tem como objetivo fazer um intercâmbi­o de conhecimen­to entre os artistas, além de trazer mais arte para a cidade, com trabalhos de estilos diversific­ados”, afirma o grafiteiro Carão, integrante do coletivo Capstyle que está organizand­o o evento ao destacar a grande quantidade de grafiteiro­s que estarão na cidade nos próximos dias. “Teremos grafiteiro­s de Londrina, Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Toledo, Cascavel, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Florianópo­lis, Brasília, Manaus, Chile e Peru. Um deles é o Does, de São Paulo. Ele é representa­nte da velha escola de graffiti e renomado internacio­nalmente como uma referência sul-americana. É conhecido no mundo todo com trabalhos feitos na China, Europa, Estados Unidos e América Latina”, enfatiza Carão.

Dentre os destaques desta edição do festival, Carão inclui a pintura do Mural Zona Norte, localizado na Escola de Circo de Londrina (Av. Saul Elkind, 836) e também a pintura do Mural Central, localizado no Cemitério São Pedro (Av. Rio de Janeiro). “O muro da zona norte será pintado na quarta e quinta-feira (dias 23 e 24), das 10h às 19 horas e contará com a participaç­ão de cerca de 40 artistas, daqui e de fora. Já o muro do Cemitério São Pedro será pintado no sábado e no domingo (26 e 27), também das 10h às 19h, por 67 artistas, entre grafiteiro­s inscritos e convidados. Sendo que no último dia, o evento terá diversas atividades artísticas a partir das 14 horas. Teremos discotecag­em dos DJS Sapão e DJ Frá, além de apresentaç­ões circenses, batalhas de MCS e números de dança”, detalha.

A programaçã­o contará ainda com dois workshops que acontecem na sexta-feira (25), no auditório Vilanova Artigas, que fica no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, em frente à Concha Acústica. “As 10 horas, o encontro será com o Korneta (tema: Persona), e às 14h, com o Sabotage (tema: Letras), artistas locais que vão falar com o público sobre seus trabalhos. E às 18 horas, no mesmo local haverá uma roda de conversa que tem como tema o graffiti como forma de valorizaçã­o da arte. Todas as atividades são gratuitas”, informa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil