Folha de Londrina

PARANAENSE 2020

Competição, que começa no dia 18 de janeiro, terá turno único na primeira fase e 17 datas disponívei­s

- Lucio Flávio Cruz

Remodelado, Campeonato Estadual volta a ter matamata a partir da segunda fase no ano que vem

Depois de três anos o Campeonato Paranaense terá uma nova fórmula de disputa em 2020. Representa­ntes dos 12 clubes que vão disputar a competição e da FPF (Federação Paranaense de Futebol) se reuniram na sexta-feira (18), em Curitiba, para definir os detalhes do campeonato. O Estadual do ano que vem terá início no dia 18 de janeiro.

A FPF apresentou duas propostas de formato e os clubes aprovaram a disputa em turno único com os oito melhores se classifica­ndo para as quartas de final. As equipes farão 11 jogos na primeira fase e os seis melhores colocados do Paranaense deste ano – Athletico, Toledo, Coritiba, Londrina, Operário e Paraná – jogarão seis partidas em casa, enquanto que FC Cascavel, Rio Branco, Cascavel CR, Cianorte, União e PSTC, farão cinco jogos como mandante.

Ao final da primeira fase, os dois piores colocados serão rebaixados para a Divisão de Acesso. Esta fórmula de disputa foi utilizada nos Estaduais de 2015 e 2016. A partir da segunda fase as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta até a decisão. Nas quartas de final a ordem dos confrontos irá respeitar a seguinte ordem: 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º.

O término do campeonato está previsto para o dia 26 de abril. Com isso, o Paranaense será disputado em 17 datas, uma a mais do que a CBF havia estipulado no seu calendário para os Estaduais.

Outra mudança para 2020 é que a competição não terá mais um número máximo de atletas inscritos. Este ano, cada clube pode inscrever 30 jogadores, com possibilid­ade de cinco trocas. Esta proposta foi apresentad­a pelo Athletico e aprovada pelos demais clubes. O rubro-negro pretende no ano que vem mesclar o uso da equipe sub-23 e também da principal nos jogos do Paranaense.

Ficou definido ainda que as três vagas do Paraná na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 serão conhecidas através do Estadual. Com isso, a Copa FPF sub-23 não será mais realizada a partir do ano que vem. Até nesta temporada, dois representa­ntes saiam do Paranaense e a outra vaga ficava com o campeão da Copa FPF.

TRANSMISSíO

Não foi apresentad­o aos clubes nenhuma proposta de compra dos direitos de transmissã­o do campeonato. O contrato com a TV Globo (RPC) terminou este ano e não há grande perspectiv­a de renovação.

“A informação que temos é que a proposta que a TV fez a Federação é para pagar um terço daquilo que foi pago este ano. A Federação nem quis apresentar isso aos clubes”, afirmou o gestor do LEC, Sérgio Malucelli. “Sem TV e patrocínio não sei se muitos destes clubes vão conseguir jogar o Paranaense”. Em 2019, o Londrina recebeu de cota da TV R$ 600 mil.

 ?? Pedro H. Tesch/agif/estadão Conteúdo ?? Atual campeão paranaense e da Copa do Brasil, o Athletico-pr sinalizou que deve voltar a utilizar sua equipe principal em alguns dos jogos do Estadual 2020
Pedro H. Tesch/agif/estadão Conteúdo Atual campeão paranaense e da Copa do Brasil, o Athletico-pr sinalizou que deve voltar a utilizar sua equipe principal em alguns dos jogos do Estadual 2020
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil