Folha de Londrina

HRTechs trazem eficiência e redução de custos ao Recursos Humanos

As startups do setor de RH estão auxiliando empresas a terem mais agilidade e assertivid­ade em processos antes operaciona­is

- Mie Francine Chiba

Segundo um levantamen­to realizado pela Liga Ventures, existem hoje no Brasil pelo menos 122 HRTechs, as startups de Recursos Humanos. Conforme o estudo, as HRTechs podem ser definidas como “o conjunto de soluções com base tecnológic­a que oferecem ao setor de Recursos Humanos oportunida­des de inovação, redução de custos, aumento de eficiência e maior inteligênc­ia nos processos que envolvem o dia a dia dessas áreas nas empresas”. No Paraná, existem quatro startups mapeadas no estudo.

O setor de RH ainda é bastante “operaciona­l”, diz Ariel Silva, diretor de Tecnologia da ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná). Um exemplo são os processos de recrutamen­to e seleção. “Com o número de desemprega­dos alarmante no País, para fazer um recrutamen­to de forma acertada, tem um trabalho muito árduo e operaciona­l. Startups que já trabalham com Inteligênc­ia Artificial trazem resultados muito mais ágeis.”

“Esse movimento (das HRTechs) é a grande oportunida­de que o profission­al de RH e o setor têm de se tornarem mais estratégic­os”, diz Silva. Isso porque a tecnologia ajuda a tornar os processos mais ágeis e libera tempo para operações mais estratégic­as, que são as que trazem contribuiç­ões mais substancia­is para o resultado final das empresas.

“O RH é uma área que estava muito mais acostumada a apoiar a inovação que trazer inovação, que ser agente de inovação”, diz Raphael Augusto, diretor de Inteligênc­ia do Liga Insights. Para ele, a tecnologia abre muitas oportunida­des no setor. Algumas das possibilid­ades são a identifica­ção do profission­al que mais se ajusta à cultura da empresa por meio de Inteligênc­ia Artificial nos processos de recrutamen­to e seleção; o monitorame­nto de dados para acompanham­ento do desenvolvi­mento dos profission­ais; o acompanham­ento e o engajament­o dos colaborado­res com vistas na saúde e no bem-estar.

A Abler, de Curitiba, é uma plataforma de recrutamen­to e seleção que usa IA (Inteligênc­ia Artificial) para indicar aos candidatos as vagas mais indicadas para o seu perfil e às empresas o candidato mais adequado para a sua vaga de acordo com o seu currículo, seus conhecimen­tos técnicos e o seu perfil comportame­ntal, inferidos a partir de testes. A empresa cresce 31% ao mês. Tem 63 empresas clientes de todas as regiões do País e ajudou mais de 3,5 mil candidatos a entrarem no mercado de trabalho só esse ano.

Segundo Alisson Souza, CEO da Abler, as empresas conseguem fechar vagas até 70% mais rápido usando a plataforma. “Hoje, as empresas ainda costumam receber currículos por e-mail. Isso é muito pouco produtivo e acaba tomando muito tempo”, comenta Souza. O CEO, que trabalhou por sete anos no setor de Recursos Humanos, afirma que as primeiras etapas do processo de recrutamen­to e seleção são as mais problemáti­cas. “Criar a vaga, divulgar e depois receber os currículos”, diz.

A SafetyTec, de Curitiba, está inserida no segmento de segurança do trabalho. A startup, incubada na acelerador­a da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), oferece uma plataforma que centraliza informaçõe­s sobre fornecedor­es de EPIs (Equipament­os de Proteção Individual) de forma mais prática. Além disso, a plataforma permite ter acesso a avaliações de outros clientes sobre a empresa. Isso, segundo o sócio Thiago Evelino, trouxe mais relevância e credibilid­ade à ferramenta.

“O Brasil figura como o quarto País onde mais ocorrem acidentes de trabalho”, diz Evelino. Para ele, a ferramenta permite que as empresas tenham acesso mais rápido a informaçõe­s sobre fornecedor­es de qualquer lugar do Brasil, além de “dar voz” aos usuários. “As ferramenta­s digitais nos permitem evoluir baseados em reviews e na experiênci­a do usuário.”

Atualmente, a empresa já conta com 45 fornecedor­es do Brasil inteiro que colocam informaçõe­s sobre sua empresa na plataforma da SafetyTec. “Na outra ponta, há milhares de usuários que geram tráfego na página”, completa Thiago Evelino, um dos sócios. A empresa cresceu 64% em – e cresce 6% ao mês.

No Paraná, existem quatro startups de Recursos Humanos mapeadas

ORHestava muito mais acostumado a apoiar a inovação que trazer inovação”

 ?? Divulgação ?? A startup Empregor foi fundada a partir de uma agência física de empregos que funcionava em Apucarana
Divulgação A startup Empregor foi fundada a partir de uma agência física de empregos que funcionava em Apucarana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil