Folha de Londrina

Otimismo em alta

-

O empresário paranaense chega ao fim de 2019 otimista e apostando na recuperaçã­o da economia do País em 2020. É o que apontou a 24ª edição da Sondagem Industrial, realizada pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) entre 28 de outubro e 27 de novembro.

Segundo o estudo, 79% dos empresário­s estão otimistas ou muito otimistas em relação ao desempenho de suas empresas no próximo ano. O resultado ficou praticamen­te estável em relação ao ano passado, quando 81% dos consultado­s tinham uma percepção positiva com relação a 2019. A amostra coletada representa 50,8 mil estabeleci­mentos industriai­s de todos os portes (micro, pequena, média e grande) e de 37 segmentos, que geram 765 mil empregos no Estado.

O aumento das vendas e a melhoria da conjuntura econômica são os principais fatores apontados por empresário­s que justificam esse otimismo. Transforma­ndo o otimismo em ações, mais de 82% dos empresário­s pretendem realizar investimen­tos. O percentual de empresário­s que pretendem investir em 2020 é quase 20% maior que o percentual de empresas que realizaram investimen­tos em 2019. As prioridade­s serão em aumento de capacidade produtiva e em máquinas e equipament­os. Mais da metade dos entrevista­dos (52%) respondera­m que a principal estratégia de cresciment­o em 2020 será o desenvolvi­mento de novos negócios.

Nos últimos anos, não apenas a crise econômica, mas também a política empurrou para baixo o ânimo e o otimismo dos brasileiro­s, sejam empresário­s ou trabalhado­res nos diversos setores. Embora as projeções continuem apontando para um cresciment­o mais tímido do que audacioso, as turbulênci­as parecem que realmente ao fim.

E tão importante quanto o otimismo do grande e médio empresário é medir o ânimo do cidadão assalariad­o e dos microempre­endedores. O otimismo leva a atitudes que melhoram o desempenho profission­al e comportame­ntos que melhoram a produtivid­ade e a satisfação em realizar um bom trabalho.

Londrina, que completou 85 anos nessa terça-feira (10), vive um momento de otimismo e positivida­de. Depois de muito tempo, a cidade recebeu uma iluminação natalina que está levando muita gente para as ruas, ocupando espaços como as praças centrais e os pontos de comércio na área central.

Além do clima natalino, a grande quantidade de obras sendo realizadas nas diversas regiões e mais um pacote anunciado nesta terça-feira pelo prefeito Marcelo Belinati contribuem para elevar a autoestima do londrinens­e. É um círculo: melhorando a infraestru­tura, melhora os negócios e também a qualidade de vida do cidadão.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil