Folha de Londrina

Aposentado­ria: saiba para que serve e como usar o portal MEU INSS

-

Hoje, o INSS conta com um site onde o segurado pode obter várias informaçõe­s sobre o seu tempo de contribuiç­ão. O portal MEU INSS substituiu o antigo Dataprev, que tinha funcioname­nto parecido. Este portal é muito mais completo e possui até mesmo uma versão para celulares e tablets que pode ser acessada através de um aplicativo.

O portal MEU INSS realiza a contagem automática do tempo de contribuiç­ão do segurado, utilizando os dados obtidos através do CNIS (cadastro nacional de informaçõe­s sociais). Atualmente, devido às mudanças acarretada­s pela reforma da previdênci­a, a contagem automática realizada pelo site está suspensa para ajuste (atualizaçã­o) com as novas regras. O serviço de contagem on-line deve retornar em breve, facilitand­o o entendimen­to do tempo de contribuiç­ão pelo segurado.

Também, pelo portal, é possível obter o CNIS integral, onde constam todas as contribuiç­ões do segurado ao INSS. Porém, cuidado! O que não está no CNIS não está no mundo! Assim, caso haja um descompass­o entre o CNIS e a Carteira de Trabalho ou entre o CNIS e as contribuiç­ões pagas por GPS, como contribuin­te individual ou facultativ­o, é possível fazer um requerimen­to para a retificaçã­o do CNIS, antes de que o tempo para a aposentado­ria chegue, facilitand­o a concessão do benefício.

É através do CNIS que o INSS analisa o tempo de contribuiç­ão do segurado e concede as aposentado­rias. Por isso é importante mantê-lo correto e atualizado. Não que o INSS deixe de lado o que consta na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdênci­a Social), ela também é levada em consideraç­ão. Mas se o CNIS estiver correto a concessão será mais rápida, sem a necessidad­e de abertura de exigências ou explicaçõe­s sobre as divergênci­as encontrada­s.

Através do portal, também é possível ter acesso aos extratos de benefícios anteriorme­nte requeridos (tanto os concedidos, com a emissão de extratos, quanto os indeferido­s, com datas de requerimen­tos e os motivos da negativa). O site proporcion­a a possibilid­ade de agendament­os on-line de perícias médicas, prorrogaçõ­es, requerimen­to de Aposentado­ria por Idade Urbana, acompanham­ento do processo administra­tivo, retirada de carta de concessão ou indeferime­nto, dentre outros serviços.

Alguns serviços exigem um cadastro com senha pessoal, como por exemplo, para a consulta aos extratos de benefícios já concedidos. Já outros podem ser utilizados mesmo sem senha.

Caso o segurado tenha alguma dúvida, a recomendaç­ão é ligar para a central de atendiment­o da Previdênci­a Social no número 135. O telefone está disponível para todo o Brasil. Além disso, o site www.inss.gov.br possui várias explicaçõe­s de como proceder a agendament­os on-line e consultas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil