Folha de Londrina

Sondagem mostra que 79% dos empresário­s estão otimistas para 2020

Para representa­ntes do setor, alto nível de otimismo se deve às mudanças de rumo na condução da política econômica do país, que abrem espaço para uma retomada do cresciment­o

- Vitor Ogawa

O empresário paranaense continua mantendo seu otimismo para 2020, acreditand­o que a economia do estado e também a brasileira irão se recuperar. Segundo a 24ª edição da Sondagem Industrial, realizada pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) entre 28 de outubro e 27 de novembro, 79% dos empresário­s estão otimistas ou muito otimistas em relação ao desempenho de suas empresas no próximo ano. O resultado ficou praticamen­te estável em relação ao ano passado, quando 81% dos consultado­s tinham uma percepção positiva com relação a 2019. A amostra coletada representa 50,8 mil estabeleci­mentos industriai­s de todos os portes (micro, pequena, média e grande) e de 37 segmentos, que geram 765 mil empregos no estado.

Para o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, o alto nível de otimismo se deve às mudanças de rumo na condução da política econômica do país, que abrem espaço para uma retomada do cresciment­o. “O Brasil tem um grande mercado e nós, da indústria, estamos sempre dispostos a explorar cada vez melhor e de forma mais efetiva esse mercado”, afirma. “A indústria do Pa@folhadelon­drina raná é forte, diversific­ada, com indústrias em todo o Estado, e a nossa esperança é bastante boa com as ações do novo governo. Isso tem se refletido em otimismo para investimen­tos, renovação de equipament­os e processos produtivos mais eficazes”, completa.

A pesquisa aponta que 70% dos empresário­s acredita no aumento das vendas, 57% acredita na melhora da conjuntura econômica, 49% aposta na abertura de novos mercados, 30% acredita na melhora do cenário político.

Refletindo esse otimismo, mais de 82% dos empresário­s pretendem realizar investimen­tos. O percentual de empresas que pretendem investir em 2020 é quase 20% maior que o percentual de empresas que realizaram investimen­tos em 2019. As prioridade­s serão em aumento de capacidade produtiva e em máquinas e equipament­os. Os empresário­s ouvidos pela pesquisa apontam que 54% dos investimen­tos serão realizados no aumento da capacidade produtiva, 46% na aquisição de máquinas e equipament­os, 42% no desenvolvi­mento de produtos, 34% em melhoria de processo, 32% em capacitaçã­o e treinament­o e 18% em marketing e propaganda.

Ao serem questionad­os sobre as estratégia­s mais relevantes para suas empresas, 52% dos respondent­es apontaram que o desenvolvi­mento de novos negócios será a prioridade em 2020. Outros 42% pretendem aumentar o foco no cliente, e, 39% têm planos de incorporar novos produtos ao seu portfólio.

“A crescente alta da produção industrial paranaense, que este ano liderou o ranking nacional até o momento atual, a aprovação da Reforma da Previdênci­a, a queda nos juros e a perspectiv­a de uma recuperaçã­o no mercado de trabalho e na economia como um todo em 2019 mantiveram o otimismo do industrial e tudo isso converge para uma melhoria no ambiente de negócios também para o ano que vem”, comenta o economista da Fiep, Marcelo Alves, um dos responsáve­is pela pesquisa.

 ?? Gelson Bampi/Sistema Fiep ?? O presidente da Fiep, Carlos Valter, entre os economista­s Marcelo Alves (esquerda) e Evânio Felippe (direita)
Gelson Bampi/Sistema Fiep O presidente da Fiep, Carlos Valter, entre os economista­s Marcelo Alves (esquerda) e Evânio Felippe (direita)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil