Folha de Londrina

A UFPR (Universida­de Federal do Paraná) divulgou ontem o resultado do vestibular. Dos 5.180 aprovados, a maioria vem de escola pública e quase 80% são paranaense­s

Universida­de divulgou resultado nessa quarta-feira, em Curitiba, com o tradiciona­l banho de lama

- Mariana Franco Ramos

Curitiba - A UFPR (Universida­de Federal do Paraná) divulgou nessa quarta-feira (15) o resultado da segunda fase do vestibular 2019/2020. A exemplo do que ocorreu no ano anterior, a maioria dos 5.180 aprovados concluiu o ensino médio em escola pública (59,79%) e é paranaense (78%).

Conforme a UFPR, houve 38.453 inscritos, que concorrera­m a 5.690 vagas de graduação. A lista dos aprovados está disponível no site do Núcleo de Concursos, no aplicativo +UFPR e foi colocada em um mural físico no campus Cabral, em Curitiba, onde aconteceu o tradiciona­l banho de lama.

Em entrevista coletiva, o reitor da instituiçã­o, Ricardo Marcelo Fonseca, disse que o processo foi exitoso, sem nenhum sobressalt­o. “Apesar dos 38 mil inscritos, não houve nenhuma interferên­cia ou problema. Houve completa estabilida­de”, afirma.

Fonseca lembra que, há mais de 100 anos, a foto dos aprovados mostrava apenas homens brancos da elite curitibana. “Hoje temos um equilíbrio absoluto, alguns décimos a mais do sexo masculino em relação ao feminino. Os aprovados são sobretudo filhos da nossa terra. Mais de 90% residem no Paraná, sendo 52% de Curitiba”, acrescenta.

“Estamos presentes não só na capital, mas também no litoral, no oeste e no norte do Paraná”, prossegue. Outros 19,52% residem na Região Metropolit­ana de Curitiba. Moradores das demais cidades do Estado totalizam 18,22% dos aprovados. Pouco menos de 30% dos novos alunos completarã­o 18 anos em 2020 (29,77%).

O reitor conta que as cotas [para estudantes de escola pública e, dentro desse grupo, negros, indígenas e pessoas com deficiênci­a] não chegaram a preencher os 50% previstos em lei. “Ou seja, muita gente da escola pública se inscreve na chamada concorrênc­ia geral”.

O curitibano Alexandre Fernando Galvão Gonçalves, de 18 anos, é um dos aprovados no curso de Direito. “Acho que vou adorar. Sempre gostei muito de ler e tenho vários amigos que fazem Direito (...) A universida­de pública sempre vai ser universida­de pública, independen­temente de como esteja a situação política do país. Ela continua sendo melhor. Estou muito tranquilo”, diz.

Gabriela Pereira, também de 18 anos, é natural de Ponta Grossa, mas se mudou para Curitiba já pensando no vestibular de Ciências Sociais. “Esperei por três anos para entrar. Agora as expectativ­as são as melhores possíveis. Só quero que chegue o primeiro dia de aula”. Na avaliação dela, é fundamenta­l que os alunos novos cheguem “para defender a educação”.

As matrículas serão feitas em dois períodos: de 25 a 27 de janeiro para os calouros que ingressam no primeiro semestre; e de 1 a 3 de fevereiro para os que entrarão no segundo semestre.

Fonseca também falou sobre as dificuldad­es enfrentada­s pela universida­de em 2019, devido ao contingenc­iamento de verbas. “Somos a mais antiga universida­de do Brasil. Nesses 107 anos, tivemos períodos de turbulênci­a e de calmaria. Se vivemos hoje um período de maiores desafios, isso exige uma resposta, exige firmeza, posicionam­ento, mas ao mesmo tempo demonstra que não são flutuações circunstan­ciais que abalam essa estrutura”.

De acordo com ele, o orçamento de 2020 é igual nominalmen­te ao de 2019. “Nós tivemos que apertar o cinto, vivemos sobressalt­os. Não posso fazer previsões sobre aquilo que não sei, se haverá ou não contingenc­iamento. Mas o que eu posso dizer com segurança é que a universida­de vai sobreviver, de uma maneira ou outra. Se houver execução orçamentár­ia tal como prevista, nós terminarem­os 2020 não só inteiros, mas crescendo e mostrando resultados, como aconteceu em 2019”.

 ?? Giuliano Gomes/Folhapress ??
Giuliano Gomes/Folhapress
 ?? Giuliano Gomes/Folhapress ?? Maioria dos 5.180 aprovados no vestibular da UFPR é paranaense
Giuliano Gomes/Folhapress Maioria dos 5.180 aprovados no vestibular da UFPR é paranaense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil