Folha de Londrina

Mutirões de limpeza e multa para combater o mosquito

- Cidades@folhadelon­drina.com.br

Com o alerta vermelho emitido em todo o Estado, a Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) está atuando com mais força junto a alguns municípios no enfrentame­nto da dengue. Nas últimas semanas, as equipes realizaram mutirões em Nova Cantu e Quinta do Sol (Centro-oeste), e Florestópo­lis (Região Metropolit­ana de Londrina).

“Fizemos visitas domiciliar­es técnicas com remoção e eliminação dos criadouros. Dessa forma, essas cidades já saíram da situação de surto da doença”, afirma Ivana Velmonte, coordenado­ra de Vigilância Ambiental da Sesa. Entretanto, o número de novos municípios com epidemia vem aumentando, como é o caso de Paranavaí (Noroeste).

Keila Stelato, diretora em Vigilância em Saúde de Paranavaí, diz que a situação de epidemia foi decretada na terçafeira (14), no Diário Oficial do Estado. “Tivemos um aumento nos atendiment­os nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UPA (Unidade de Pronto Atendiment­o). Do dia 1 de janeiro até agora são 818 pessoas diagnostic­adas com a doença”, diz. Ao todo, da semana epidemioló­gica 31/2019 a 02/2020 da Sesa, o município registrou 2.359 casos confirmado­s, sendo 16 com sinais de alarme.

Para frear os números, Stelato cita a intensific­ação dos mutirões em locais de maior suspeita da doença, o canal de denúncias 156 da ouvidoria da prefeitura e a responsabi­lização do munícipe por meio de processo administra­tivo e multa, que pode variar de R$ 200 a R$ 2.400.

Em 2020, a prefeitura de Paranavaí já recebeu 127 denúncias sobre locais abandonado­s e terrenos baldios com possíveis focos do mosquito.

(M.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil