Folha de Londrina

Animais de grande porte serão recolhidos das ruas em Cambé

Empresa fará o recolhimen­to e será responsáve­l também pela alimentaçã­o, higiene e abrigo por até 60 dias

- Micaela Orikasa

Cambé

- Com inúmeras denúncias da população, a Prefeitura de Cambé (Região Metropolit­ana de Londrina) contratou uma empresa para a captura e alojamento de animais de médio e grande portes soltos nas ruas. As primeiras ordens de serviço já foram assinadas e o trabalho começaria pela Estrada da Prata, que dá acesso à zona rural.

“Vamos traçar os locais a partir das reclamaçõe­s, até porque os animais não estão fixos em um espaço. Os próximos endereços serão os jardins Bela Suíça e Bela Itália. Nosso objetivo é solucionar esta situação e, por isso, a empresa irá primeirame­nte tentar localizar o responsáve­l e orientá-lo”, diz o viceprefei­to Conrado Scheller.

A empresa SAL, de Cambé, ficará responsáve­l pelas rondas em horários estratégic­os e também deverá fornecer alimentaçã­o, higienizaç­ão e hospedagem dos animais por até 60 dias.

O diretor do departamen­to ambiental da secretaria municipal do Meio Ambiente, Anderson Alves Teodoro, ressalta que o órgão tem recebido uma média de duas denúncias por semana, sendo 90% referentes a cavalos em vias públicas. “É um problema antigo e nós não tínhamos a condição apropriada para resolver essa situação. Nossa expectativ­a é que agora, com esse prestador de serviço, possamos dar um retorno à população”, diz.

SANTO AMARO

Uma das denunciant­es foi a agente comunitári­a de saúde Fabiane Vitório de Souza. Ela percorre os bairros de casa em casa e ficou preocupada com a presença dos cavalos no jardim Santo Amaro. “Liguei para a prefeitura para ver se eles recolhiam ou arrumassem um abrigo porque eles estavam vagando pelas ruas, até abrindo os lixos na frente das casas”, conta.

O morador no bairro Antônio Alves de Oliveira chegou a oferecer água para os animais. “Eles estavam no terreno ao lado de casa e uma égua ficava o tempo todo deitada, nem se mexia. Fui levar água e ela tomou dois baldes cheios. Em seguida, levantou e saiu. O certo é punir quem não cuida direito dos bichinhos”, conta o aposentado, que apesar do apreço pelo animal sabe dos perigos que ele ocasiona ao estar solto. “Eles andam pelas ruas e outro dia quase teve um acidente aqui ao lado”, completa.

Segundo Scheller, outras denúncias já registrada­s são referentes a bezerros e bodes. “O cavalo é um animal mais dócil, mas atrapalha o trânsito e os pedestres, aumentando o risco de acidentes. Já um bezerro solto pode atacar as pessoas, especialme­nte crianças e idosos”, comenta.

SERVIÇO

Denúncias e reclamaçõe­s referentes a animais nas ruas de Cambé podem ser feitas pelo fone (43) 3174-0490 (secretaria de Meio Ambiente) ou 156 (Ouvidoria)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil