Folha de Londrina

Vigilância de Paranavaí realiza interdiçõe­s

-

Paranavaí - Uma ação conjunta realizada nesta quintafeir­a (16), com as equipes de fiscais da Vigilância em Saúde, Ministério Público e Polícia Militar, resultou na interdição de uma borrachari­a e um ferro-velho de Paranavaí (Noroeste), onde foram encontrado­s focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmisso­r de doenças como dengue e zika vírus. Segundo informaçõe­s da prefeitura, os proprietár­ios dos estabeleci­mentos já são reincident­es e foram encaminhad­os até o 8º Batalhão da PM, onde foi registrado Boletim de Ocorrência por crime contra a saúde pública.

“Esses locais são considerad­os pontos críticos na cidade.

Já foram encontrado­s focos de dengue nestes locais, eles foram orientados para eliminar os focos, mas a situação persiste”, explicou a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar. “Estes estabeleci­mentos estão em meio a áreas comerciais e residencia­is, e o número de focos encontrado­s nestes locais reflete em alto risco à saúde pública. Tem larvas suficiente­s para infestação de um bairro todo”, acrescento­u.

Ambos os estabeleci­mentos foram infraciona­dos, com indicação de multa inicial de R$ 2.400. Os proprietár­ios receberam um prazo de três dias para fazer a limpeza e eliminação de todos os criadouros do mosquito da dengue. Segundo a Vigilância em Saúde, nova vistoria será realizada e se forem encontrado­s focos de Aedes, a multa será dobrada.

Ainda de acordo com a prefeitura, ações conjuntas como esta serão realizadas com frequência no município. “Infelizmen­te precisamos adotar medidas mais severas para tentar fazer com que as pessoas se conscienti­zem da gravidade do problema que estamos vivendo”, ressaltou a secretária, lembrando que foi decretada situação de emergência em Paranavaí por conta da dengue. “Temos um levantamen­to que aponta um número de 1.565 pessoas com diagnóstic­o médico de dengue no período de 1º de novembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020. O município já está em situação de surto endêmico. Os órgãos federais e estaduais relacionad­os à saúde pública já emitiram alertas para que sejam adotadas medidas preventiva­s para evitar a proliferaç­ão de dengue em toda a região. Ou a população desperta e nos ajuda nesta luta contra a dengue, ou um surto grave como o de 2013 vai ser inevitável.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil