Folha de Londrina

Na rede pública, MS fornecerá em 14 remessas

-

Na rede pública do Paraná, alguns municípios já finalizara­m as primeiras doses recebidas pelo MS (Ministério de Saúde). “É preciso esclarecer a população que, nesse momento, a vacinação não foi suspensa, foi interrompi­da”, afirma Vera Rita da Maia, chefe da divisão de vigilância do programa de imunização da Sesa (Secretaria do Estado de Saúde).

Mais explica que as vacinas serão fornecidas pelo Ministério da Saúde em 14 remessas e que o Paraná já recebeu as duas primeiras, totalizand­o 50% das vacinas para a população dessa primeira fase, contemplan­do os idosos e profission­ais de saúde, que somam ao todo 3,9 milhões de pessoas.

“No início da campanha, o Paraná recebeu o quantitati­vo de 522 mil e distribuiu novamente 284 mil vacinas”, afirma a chefe da divisão de vigilância. No total, foram 806 mil doses encaminhad­as para as Regionais de Saúde e espera-se que a terceira remessa venha ainda essa semana com aproximada­mente 300 mil novas doses.

Maia reforça que essa primeira fase da campanha é restrita aos idosos e profission­ais de saúde e que devem ser seguidas as orientaçõe­s das secretaria­s municipais de Saúde, pois cada uma definiu suas estratégia­s para evitar aglomeraçã­o.

Ela explica também que terá imunização contra a influenza para todos e que o objetivo é vacinar prioritari­amente esse primeiro grupo diante da pandemia do novo coronavíru­s, pois isso otimiza o diagnóstic­o da doença.

(L.T.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil