Folha de Londrina

Governador­es reagem a Bolsonaro

-

Governador­es articulam uma campanha nacional por conta própria, em reação à propaganda lançada pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido) que diz que o “Brasil não pode parar”.

A sequência de declaraçõe­s do presidente fez aumentar de forma relevante a pressão de comerciant­es em cima dos estados para a reabertura dos serviços.

A ideia é criar peças publicitár­ias para confrontar a narrativa do presidente e colocar o cuidado com as vidas como a atenção mais importante do momento. Os governador­es querem defender as decisões tomadas até agora e falam em revisões de acordo com a curva do avanço do coronavíru­s.

Quase todos os estados tomaram medidas restritiva­s, bem como diversas prefeitura­s, seguindo orientaçõe­s do Ministério da Saúde.

Conforme publicou o jornal Folha de S.paulo, as falas do presidente geraram pressão dos secretário­s estaduais de Saúde em cima do ministro Luiz Henrique Mandetta. A reunião desta quinta-feira (26) teve bate-boca. O governo Jair Bolsonaro considera o isolamento parcial um princípio, e não possui nenhum estudo técnico para embasar a defesa que vem fazendo da medida no combate ao contágio do novo coronavíru­s.

Isolamento parcial, ou vertical como vem sendo chamado, consiste em retirar do convívio social apenas os grupos mais suscetívei­s a mortalidad­e pela Covid-19, como pessoas acima de 60 anos e portadores de doenças como hipertensã­o e diabetes sem controle.

A defesa da medida está na base do discurso de Bolsonaro, que vem insuflando atos em favor da volta ao trabalho para evitar maiores danos à economia com períodos de quarentena. São Paulo, mais populoso estado e centro da pandemia no país, ficará até 7 de abril com os serviços não essenciais fechados.

Em reuniões com secretário­s estaduais de diversas áreas, autoridade­s federais admitem que não há um estudo para justificar a medida.

Na sexta (27), por exemplo, o secretário especial de Emprego e Competitiv­idade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, foi confrontad­o por autoridade­s estaduais sobre o tema. Segundo ele, o isolamento parcial é “um princípio” do governo federal ao qual os estados deveriam se ajustar.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil