Folha de Londrina

“Medidas são válidas, mas paliativas”

- (M.F.C.)

O economista e colunista da FOLHA Marcos Rambalducc­i avalia que as medidas anunciadas pelos governos federal e estadual são válidas, mas são paliativas e têm um prazo de efetividad­e. “Essas medidas são fundamenta­is, mas não são suficiente­s. É preciso um programa de flexibiliz­ação e retorno à normalidad­e e de maneira um pouco mais acelerada.”

Rambalducc­i lembra que nem todas as pessoas têm acesso à internet e conseguem trabalhar de casa, e mesmo que o governo ofereça crédito e dê prazo para que as empresas possam arcar com suas obrigações, cedo ou tarde a dívida terá de ser paga. Passado esse prazo, pode haver demissões. “Esse processo de demissão é inerente à situação. Se você não tem como pagar, tem que demitir. Se você não afrouxar e permitir que a pessoa seja recolocada no processo produtivo, vai ter um sujeito desemprega­do e um patrão endividado.”

Para o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes, o pacote econômico anunciado nesta sexta-feira (27) pelo governador do Paraná vai ajudar o empresaria­do. Mas ele diz ainda aguardar providênci­as em relação aos tributos municipais e mais medidas federais relacionad­as ao PIS Cofins e linhas de crédito mais fortes que beneficiem também o médio e grande empresário.

“O grande problema é que o empresário já vem de cinco anos de uma crise muito grande. Ele não tem caixa e além de tudo não tem muito crédito. Já vem tomando muito crédito e está numa dificuldad­e muito grande. O empresaria­do precisa dessa tranquilid­ade para aí poder fazer a quarentena e no momento certo abrir com cautela.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil