Folha de Londrina

Revista científica inglesa afirma que Bolsonaro dá resposta fraca à Covid-19

-

São Paulo - A revista científica britânica “The Lancet” criticou em editorial publicado na edição desta semana os líderes governamen­tais que não tratam com seriedade a ameaça que a Covid-19 representa. O presidente Jair Bolsonaro é o único que tem o nome citado no texto.

O periódico, publicado desde 1823, é um dos mais prestigios­os na área médica e serve de vitrine para pesquisas científica­s relevantes da atualidade. “Muitos governos nacionais respondera­m rapidament­e, mas muitos ainda precisam tratar com seriedade a ameaça da Covid-19”, diz o editorial, dando destaque para os governante­s que ignoram a recomendaç­ão da OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde) para evitar aglomeraçõ­es de pessoas.

“O presidente do Brasil Jair Bolsonaro tem sido fortemente criticado por especialis­tas em saúde e enfrenta uma crescente reação do público pelo que é visto como uma resposta fraca”, continua o texto.

De acordo com o editorial, os confinamen­tos que pareceram exagerados quando adotados por Wuhan, na China, há dois meses, agora se tornam normais, e a resposta inicial lenta de países como Reino Unido, Estados Unidos e Suécia parecem decisões mal tomadas.

“Enquanto líderes lutam para adquirir testes de diagnóstic­o, equipament­os de proteção pessoal e ventilador­es para hospitais sobrecarre­gados, há um crescente sentimento de raiva”, diz o documento.

Bolsonaro tem minimizado a pandemia do novo coronavíru­s em suas falas e chama a doença de gripezinha. Na terça (24), durante um pronunciam­ento em rádio e televisão, o presidente falou contra as medidas de isolamento social, como as restrições para o funcioname­nto de escolas e comércio.

Na quinta (26), Bolsonaro disse que o contágio pela covid-19 no Brasil não será como nos Estados Unidos porque, segundo ele, não acontece nada com o brasileiro. No mesmo dia, o presidente disse que o brasileiro deveria ser estudado porque mergulha no esgoto e não pega nenhuma doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil