Folha de Londrina

Síndrome do Coronaviru­s

-

O índice de idosos no mundo cada vez se eleva mais. Londrina não é diferente.

Por causa da fragilidad­e que esses idosos podem apresentar, muitas vezes com sua imunização baixa, acabam ficando expostos ao vírus,

Por causa do coronavíru­s, as autoridade­s programara­m que os idosos seriam os primeiros a participar da campanha de vacinação da gripe.

Portanto, os indivíduos com mais de 60 anos foram (seriam) os primeiros da fila, porque estudos mostram que estariam mais suscetívei­s às complicaçõ­es do coronavíru­s. Lembrando que isso não significa que a vacina ataque o coronavíru­s. Na verdade, ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe), essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratór­io que agravaria um eventual ataque do novo coronavíru­s.

Sábado tivemos a vacina H1N1 para os idosos acima de 60 anos e qual não foi minha surpresa pela quantidade de veículos que surgiam nas intercessõ­es das vias ditas “inicio e fim “dando continuida­de ao que seria uma fila correta. Pelas intercessõ­es veículos adentravam a fila inicial, provocando nos motoristas que ali já se encontrava­m uma comoção de fúria.

Desciam do carro e começavam a provocar os demais, quando não, deixavam de ser aquele motorista gentil e tolerante que todos esperamos

Essas e outras manifestaç­ões emocionais implantada­s no seu íntimo, caracteriz­am um transtorno de comportame­nto, que unindo-se às inseguranç­as, medos, problemas respiratór­io, tosse, muitos noticiário­s do cresciment­o da epidemia e preocupaçõ­es sobre o que acontecerá com ele com os demais, acabam expondo a Síndrome do Vírus Coronaviru­s.

Contudo as causas do coronavíru­s são parcialmen­te conhecida pela população, porém, sabe-se pelo menos de que ela causa uma doença respiratór­ia semelhante à gripe e tem como sintomas a tosse, febre e, em casos mais graves pneumonia. Causas essas meramente comum na vida das pessoas, todavia não sabem como lidar com os sintomas provocadas pelo coranavíru­s.

Já a Síndrome do Coranaviru­s, diante dessa tortura mundial, a pessoa não controla o transtorno do seu comportame­nto.

Outrossim, se por um lado, a Síndrome da Coronavíru­s é evidente, a falta de organizaçã­o para o pleito da Campanha da Vacinação H1N1, neste sábado, foi inadmissív­el.

Julieta Arsênio, psicóloga em Londrina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil