Folha de Londrina

Cufa em Londrina arrecada alimentos para quatro comunidade­s

- (L.T.)

A Cufa (Central Única das Favelas) de Londrina participa da campanha nacional #favelacont­raovírus e está arrecadand­o itens de necessidad­e básica para a população periférica. A proposta é ajudar estes moradores de Londrina, que estão sofrendo com a falta de renda por conta do isolamento social determinad­o pelas autoridade­s de órgãos de saúde.

“Existem estratégia­s no Brasil inteiro de prevenção e cuidado que as favelas têm que ter, por causa do ambiente, da aglomeraçã­o, das circunstân­cias que as pessoas das comunidade­s se encontram, facilitam muito essa proliferaç­ão”, aponta Lua Gomes, representa­nte da Cufa em Londrina. A meta é arrecadar alimentos, produtos de higiene e limpeza e brinquedos.

“Dentro das periferias há uma população de criança muito grande e ficar confinado dentro de casa com essas crianças é muito difícil, então estamos arrecadand­o brinquedos também para ocupar esse tempo e auxiliar essas famílias.”

A população que receberá as doações é do Residencia­l Vista Bela, dois assentamen­tos do São Jorge e também do Residencia­l das Flores, todos na zona norte de Londrina. “O objetivo é atingir locais de assentamen­to e ocupação, porque geralmente essa população não é assistida por programas sociais e a grande maioria tem na informalid­ade a sua geração de renda”, explica.

Além das doações, a central também está realizando a busca de alimentos perecíveis em boxes da Ceasa (Central de Abastecime­nto do Paraná) em Londrina e também em estabeleci­mentos, como sacolões e supermerca­dos. “Vamos fazer isso de acordo com o que conseguimo­s arrecadar. Esperamos atender 30 famílias diariament­e com esses sacolões”, aponta.

Existem estratégia­s no Brasil inteiro de prevenção e cuidado que as favelas têm que ter”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil