Folha de Londrina

COI diz que atletas já classifica­dos terão as vagas mantidas

-

A indefiniçã­o inicial sobre as datas abriu a possibilid­ade de que a Olimpíada pudesse escapar do rigoroso verão japonês, uma opção que contava com a simpatia não só de federações e comitês nacionais, preocupado­s com o impacto sobre seus atletas, mas com autoridade­s diretament­e ligadas aos Jogos, como a governador­a de Tóquio e o líder do comitê organizado­r.

Em 1964, última vez que os Jogos foram realizados em Tóquio, a competição aconteceu em outubro.

Na segunda-feira, com a confirmaçã­o das novas datas, o COI e as entidades japonesas responsáve­is pela realização da Olimpíada voltaram a reafirmar o compromiss­o de tentar mitigar os efeitos do calor e da umidade sobre o evento, os atletas e seus espectador­es.

Os organizado­res já reservaram grandes quantias para antídotos inovadores ao verão japonês, entre as quais uma pintura que absorve calor para as ruas da cidade.

Os organizado­res da Olimpíada também reforçaram o anúncio de que os atletas já classifica­dos terão suas vagas mantidas, uma vez que, apesar do adiamento, o evento continuará a ser chamado de Tóquio-2020. O Brasil já tem 178 vagas conquistad­as para a disputa.

Com as novas datas confirmada­s, os relógios de Tóquio voltaram a registrar a contagem regressiva para os Jogos. Desde o último dia 24 -quando o COI e as autoridade­s japonesas anunciaram o adiamentoa­té esta segunda-feira, os relógios mostravam somente o dia e a hora local.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil