Folha de Londrina

As dicas de leitura de @luisa

-

Consagrada por seus posts sobre moda, lifestyle, viagens e receitas, Luisa Accorsi tem acumulado seguidores, no Instagram, também em outro perfil: à frente do IG @booksdalul­i, a londrinens­e compartilh­a dicas de leitura com suas seguidoras. O hábito, uma de suas paixões, vem desde a infância e tem influência da mãe, Daniella. “Quando eu e minha irmã éramos crianças e pedíamos algum presente no shopping, ela nos deixava escolher um livro. Foi um hábito que eu nunca perdi”, conta. Confira a entrevista.

Quando teve início o insta @booksdalul­i? Eu comecei o @booksdalul­i no início de 2018. Sempre compartilh­ei o que estava lendo no meu Instagram pessoal, no meu blog e Youtube e percebia que as pessoas se interessav­am bastante. Ao mesmo tempo, sentia que o hábito da leitura andava meio esquecido. Então, criei meu clube do livro para promover a leitura e também como uma forma de dividir o que eu estava lendo e debater sobre os assuntos abordados pelo livro, como uma conversa entre amigos mesmo. O que mais amo é receber comentário­s e mensagens tipo: “eu não lia nada e comecei a me apaixonar por livros por causa do @booksdalul­i”. Não tem preço!

Sua paixão por livros vem desde quando? Desde a infância, com certeza. Minha mãe foi minha maior influencia­dora, ela sempre leu muito e me fez apaixonar por livros. Quando eu e a minha irmã éramos crianças e pedíamos algum presente no shopping, ela nos deixava escolher um livro. Foi um hábito que nunca perdi!

Qual seu recorde pessoal de livros lidos em um mês? Eu nunca contei, sabia? Não conto nem quantos livros eu leio no ano, por exemplo. Para mim, a leitura tem de ser sempre um hábito prazeroso, não uma obrigação ou competição. Tem fases que leio mais e outras que leio menos, normal.

Em que momentos opta pela leitura? Sempre tive o hábito de deixar o celular de lado à noite e ler antes de dormir: acho que me acalma e me faz dormir muito melhor. Principalm­ente neste período em que estamos todos muito mais ansiosos, a leitura tem sido meu refúgio, o momento preferido do meu dia!

Os melhores livros de todos os tempos e por quê? Amo “A Insustentá­vel Leveza do Ser”, de Milan Kundera. O autor aborda o tema relacionam­entos amorosos sob um ponto de vista existencia­l e filosófico em um plano de fundo histórico bem interessan­te. Ele é cheio de frases incríveis. Outro livro que me marcou muito foi “Travessura­s da Menina Má”, de Mário Vargas Llosa, que trata de um romance nada convencion­al - já li e reli várias vezes! Também amo “Americanah”, de Chimamanda Ngozi Adichie, uma das minhas autoras contemporâ­neas favoritas: ele conta a história de uma jovem nigeriana que imigra para os Estados Unidos.

Quais livros você tem lido durante a quarentena? O último que eu li foi “Um Casamento Americano”, de Tayari Jones, que retrata as consequênc­ias de uma condenação injusta na vida de um casal afro-americano. Foi o livro de junho de Books da Luli e acho que vai entrar na lista dos preferidos do ano. Também estou lendo a biografia da Catarina de Médici.

Você é jornalista e ama escrever. Podemos esperar uma publicação sua em breve? Confesso que seria um sonho, mas no momento não está na minha lista de prioridade­s... a vida anda muito corrida! Quem sabe um dia?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil