Folha de Londrina

Pandemia pode determinar o rumo da democracia no país

-

Constantes ataques ao Estado de Direito têm sido a tônica do presidente Bolsonaro na condução de seu governo no Brasil. Historicam­ente, a consolidaç­ão do regime democrátic­o tem se mostrado um fenômeno que permeia momentos de intensidad­e com outros de retração, como se verifica no presente momento.

A projeção da atual crise no sistema de soberania popular não ocorre somente no Brasil. Diversos países do globo apresentam quadros econômicos semelhante­s, pela retração de direitos humanos e acesso à recursos, bem como enfraqueci­mento da classe média, que permite o surgimento de lideranças antidemocr­áticas.

Por ora, o diagnóstic­o da pandemia contribui para a deterioraç­ão da classe média e, portanto, de maiores ataques ao regime vigente. Pois ao afetar a circulação econômica de riquezas, contribui para expor em maior grau a gravidade individual de informais e prestadore­s de serviço, o que afeta em maior escala os demais ramos que sustentam a classe média.

É nesta seara que a democracia no Brasil se vê no dilema, cujo residente notadament­e desafeto da esquerda progressis­ta e da globalizaç­ão tenta impor cunho autoritári­o ao governo, incompatív­el com o regime constituci­onal republican­o. Assim, se aproximand­o de líderes que utilizam do poder do Estado para atender demandas de seus apoiadores estagnados no percentual mínimo de sobrevivên­cia política, o que indica dificuldad­e de negociação com os demais poderes.

A retórica, portanto, fica adstrita a compor conflitos com a sociedade civil, enquanto isso, negocia-se com eficácia a concessão de serviços públicos ou, ainda, a flexibiliz­ação de armas com intuito de desqualifi­car a violência. Urge a sociedade reverter o atual quadro e revigorar a democracia mesmo em tempos de pandemia e reverberar seus princípios mais robustos de poder para o povo.

Rogério do Nascimento Carvalho, advogado, pesquisado­r de conflitos armados, doutorando no Programa de Integração da América Latina da Universida­de de São Paulo (USP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil