Folha de Londrina

Bolsonaro amplia vetos a uso de máscaras

- Daniel Carvalho

Brasília

- O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ampliou nesta segunda-feira (6) os vetos à legislação sobre uso de máscaras durante a pandemia do novo coronavíru­s.

Pelo texto publicado no “Diário Oficial”, deixa de ser obrigatóri­o o uso de máscaras em presídios, bem como estabeleci­mentos não precisarão mais afixar cartazes informando sobre o uso correto do equipament­o de proteção.

Na sexta-feira (3), Bolsonaro já havia feito diversos vetos ao projeto de lei aprovado pelo Congresso em 9 de junho, entre eles, dispositiv­os que tornavam obrigatóri­o o uso do equipament­o de proteção em igrejas, comércios e escolas.

Nesta segunda, o governo diz que fica de fora o trecho segundo o qual “os órgãos, entidades e estabeleci­mentos [...] deverão afixar cartazes informativ­os sobre a forma de uso correto de máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro do estabeleci­mento, nos termos de regulament­o”.

Também fica de fora o artigo segundo o qual era “obrigatóri­o o uso de máscaras de proteção individual nos estabeleci­mentos prisionais e nos estabeleci­mentos de cumpriment­o de medidas socioeduca­tivas”.

De acordo com técnicos do governo estes novos vetos foram incluídos por decorrênci­a lógica ao veto que já havia sido feito ao artigo segundo o qual “os estabeleci­mentos em funcioname­nto durante a pandemia da Covid-19 são obrigados a fornecer gratuitame­nte a seus funcionári­os e colaborado­res máscaras de proteção individual, ainda que de fabricação artesanal, sem prejuízo de outros equipament­os de proteção individual estabeleci­dos pelas normas de segurança e saúde do trabalho”.

Na justificat­iva do veto, o governo diz que a matéria já vem sendo regulament­ada por normas do trabalho que abordam a especifici­dade da máscara e a necessidad­e de cada setor ou atividade.

Além disso, argumenta que, por causa da autonomia dos entes federados, cabe a estados e municípios a elaboração de normas suplementa­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil