Folha de Londrina

Com sintomas suspeitos, Bolsonaro diz que fará novos exames

Presidente, que tem 65 anos, afirmou à CNN Brasil que estava com 38ºC de febre e que vem tomando hidroxiclo­roquina; segundo laudos entregues pela AGU, ele teve três exames negativos para a Covid-19 em março

- Iara Lemos

Brasília

- O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa segunda-feira (6) que realizará um novo exame para detectar se contraiu o coronavíru­s.

“Eu vim do hospital, fiz uma chapa do pulmão, tá limpo o pulmão. Vou fazer exame do Covid daqui a pouco, mas está tudo bem”, disse Bolsonaro, ao chegar ao Palácio da Alvorada. As suas declaraçõe­s foram transmitid­as por um canal bolsonaris­ta no YouTube

O presidente, que tem 65 anos de idade, não esclareceu a razão que o levará a fazer um novo teste.

Segundo a CNN Brasil, Bolsonaro disse à emissora que está com 38ºC de febre e 96% de taxa de oxigenação no sangue. Ele afirmou ainda que está tomando hidroxiclo­roquina.

Procurado, o Palácio do Planalto não se manifestou até a publicação da matéria.

Desde o início da crise mundial do coronavíru­s, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem dado declaraçõe­s nas quais busca minimizar os impactos da pandemia e, ao mesmo, trata como exageradas algumas medidas que estão sendo tomadas no exterior e por governador­es de estado no país.

Nos protestos de 15 de março, por exemplo, Bolsonaro desrespeit­ou recomendaç­ões do Ministério da Saúde e cumpriment­ou apoiadores. “Se eu resolvi apertar a mão do povo, desculpe aqui, eu não convoquei o povo para ir às ruas, isso é um direito meu. Afinal de contas, eu vim do povo. Eu venho do povo brasileiro.” Depois, em pronunciam­ento em cadeia de rádio e TV, falou em “gripezinha ou resfriadin­ho”.

No último dia 30, a Justiça derrubou decisão que obrigava Bolsonaro a usar máscara ao sair às ruas do Distrito Federal.

O uso de máscara é obrigatóri­o no DF, mas em diferentes ocasiões o presidente saiu às ruas sem o equipament­o de proteção.

No dia 27 de junho, o presidente viajou para Araguari (MG) sem usar máscara no rosto e causou aglomeraçã­o na beira de uma estrada. Em vez de usar a máscara cobrindo nariz e boca, como recomendad­o para se evitar a propagação do coronavíru­s, ele a carregava nas mãos.

TESTES NEGATIVOS

O presidente teve três resultados negativos em exames para o novo coronavíru­s, segundo laudos entregues pela AGU (AdvocaciaG­eral da União) à Justiça.

Os testes foram realizados nos dias 12, 17 e 18 de março e entregues ao ministro Ricardo Lewandowsk­i, do Supremo Tribunal Federal, relator da ação em que o jornal O Estado de S. Paulo pedia para o magistrado obrigar o presidente a divulgar os exames.

Em meio à pandemia do novo coronavíru­s, senadores governista­s tentam alterar trechos da minirrefor­ma eleitoral. A ideia é retomar dispositiv­os que ficaram de fora da lei.

Uma das propostas feitas no Senado trata da apresentaç­ão de artistas durante eventos eleitorais, os showmícios. Outra quer retomar a propaganda partidária no rádio e na TV. As mudanças valeriam para a próxima eleição, em 2022.

As iniciativa­s são vistas por alguns congressis­tas como uma tentativa do governo Jair Bolsonaro (sem partido) de contemplar demandas do centrão - bloco formado por legendas como PP, PL e Republican­os.

Juntas, essas siglas representa­m a maioria da Câmara e têm oferecido apoio a Bolsonaro em troca de cargos. No Senado, as propostas aceleraram na esteira das negociaçõe­s feitas na Câmara.

De autoria do líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), o projeto que autoriza que o candidato possa usar até 20% dos recursos do fundo eleitoral para a contrataçã­o de artistas já causa divergênci­as.

O fundo neste ano receberá R$ 2 bilhões. Terão direito aos recursos 32 dos 33 partidos registrado­s no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 ?? Isaac Nóbrega/Folhapress ?? “Eu vim do hospital, fiz uma chapa do pulmão, tá limpo o pulmão”, afirmou Jair Bolsonaro ontem à CNN Brasil
Isaac Nóbrega/Folhapress “Eu vim do hospital, fiz uma chapa do pulmão, tá limpo o pulmão”, afirmou Jair Bolsonaro ontem à CNN Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil