Folha de Londrina

Clube de Leitura da Folha: podcast dos vestibulan­dos sai da quarentena com clássico dos anos 1950

“Eles não Usam Black-Tie” é o livro comentado por professor e dramaturgo de Londrina e que faz parte das 10 obras literárias exigidas no Vestibular da UEL

- Lais Taine

O podcast do Clube de Leitura Vestibular UEL 2021/2022 retomou as atividades e lança, nesta quarta-feira (8), o segundo episódio com a análise do livro “Eles Não Usam BlackTie”, de Gianfrance­sco Guarnieri. Mensalment­e, o projeto da FOLHA convida um especialis­ta para comentar uma entre as 10 obras literárias exigidas no Vestibular da UEL (Universida­de Estadual de Londrina). A proposta é que candidatos acompanhem a leitura durante o mês e participem da discussão por meio de canal gratuito no Telegram.

O primeiro episódio foi lançado em março e trouxe a discussão da obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco. A análise está disponível nas principais plataforma­s de áudio digitais, como Spotify e SoundCloud. Por causa da pandemia do coronavíru­s, as atividades ficaram suspensas nos últimos meses.

Nesta segunda edição, a obra selecionad­a foi “Eles Não Usam Black-Tie”, escrita na década de 1950, pelo ítalo-brasileiro Gianfrance­sco Guarnieri. A visão analítica ficou sob a responsabi­lidade do professor do departamen­to de Letras, da UEL, Renato Forin, que é mestre e doutor pela mesma universida­de, dramaturgo, ator e diretor do Teatro Agon e possui no currículo a autoria de obras premiadas.

Forin apresentou sua percepção sobre a obra e comentou a linguagem utilizada, o gênero dramaturgi­a, a própria narrativa e as caracterís­ticas das personagen­s sem perder de vista o contexto da obra. “É uma dramaturgi­a dentro de um contexto social e crítico muito importante. Na década de 1950, o Brasil vivia uma euforia, um otimismo por tudo: no futebol, o Brasil foi campeão da Copa de 1958; tem a Bossa Nova, industrial­ização e progresso que veio de JK (presidente Juscelino Kubitschek) com muita força, mas junto com esse otimismo, com esse processo de industrial­ização, vem também esse outro lado, que é a exploração dos trabalhado­res”, aponta.

OBRA

“Eles Não Usam Black-Tie” é uma peça de teatro escrita em 1955 e encenada pela primeira vez em 1958, no Teatro Arena, em São Paulo. A história se passa na década de 1950 e conta a história de uma família de moradores de uma comunidade, que vivencia o conflito ideológico entre pai e filho diante da greve na fábrica em que ambos trabalhava­m. “É uma peça que fala das relações entre patrão e empregado, com movimento de operários para se fazer uma greve e, no contexto micro, a relação de pai e filho”, aponta Forin.

As consequênc­ias da vida operária nas duas gerações, a importânci­a da vivência em comunidade, ambição individual são mostradas sem caricatura­s, trazendo discussões que ultrapassa­m os 65 anos do lançamento da obra e conserva a discussão nos tempos de hoje. “Por incrível que pareça, essa é a primeira dramaturgi­a do Gianfrance­sco Guarnieri, por ser uma obra com temas muito complexos, muito bem feita e muito elaborada até assusta ser uma primeira dramaturgi­a de um autor jovem, ele tinha um pouco mais de 20 anos quando escreveu”, explica.

A peça ficou mais de um ano em cartaz e já foi reproduzid­a diversas vezes, ganhando a sua adaptação para o cinema em 1981. “Eles não Usam BlackTie” contou com a trilha sonora de Adoniran Barbosa, com o samba “Nóis Não Usa as Bleque Tais”, escrito em conjunto com o autor da peça.

A música embalou o amor de Tião e Maria ainda no primeiro ato da peça, quando se tem a notícia de que a jovem estaria grávida. Os dois decidem se casar às pressas e, diante das novas responsabi­lidades, Tião fura o movimento grevista por medo de perder o emprego. Sua atitude o coloca em divergênci­a ideológica com o pai, Otávio, uma das lideranças do movimento. A obra traz as nuances da vida na comunidade e os conflitos entre coletivida­de e individual­idade.

SERVIÇO

Participe do Clube de Leituras da FOLHA no Telegram. Os episódios do podcast estarão disponívei­s a cada mês no canal da Folha no Spotify e SoundCloud.

 ?? Acervo UH/Folhapress ?? Os atores Miriam Mehler e Gianfrance­sco Guarnieri em ensaio da peça teatral “Eles não usam Black-Tie”, no Teatro de Arena
Acervo UH/Folhapress Os atores Miriam Mehler e Gianfrance­sco Guarnieri em ensaio da peça teatral “Eles não usam Black-Tie”, no Teatro de Arena
 ?? Gustavo Carneiro ?? A história, na década de 1950, trata de uma família de moradores de uma comunidade
Gustavo Carneiro A história, na década de 1950, trata de uma família de moradores de uma comunidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil