Folha de Londrina

Pressionad­os, deputados pedem a Ratinho flexibiliz­ação da quarentena

Segundo parlamenta­res da região, governador prometeu auditar dados da Sesa e da prefeitura sobre a Covid-19 em Londrina antes de avaliar se é o caso de abrandar o decreto

- Guilherme Marconi

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), prometeu auditar os dados da Covid-19 em Londrina e região para verificar motivos de incongruên­cias entre a estatístic­a da Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) e da prefeitura sobre o tema antes de decidir por uma possível flexibiliz­ação da quarentena. Foi essa a resposta que, segundo os deputados estaduais Tercilio Turini (CDN), Cobra Repórter (PSD) e Tiago Amaral (PSB), o gestor estadual lhes deu durante reunião por videoconfe­rência nesta terça-feira (7). O encontro virtual entre Ratinho e os três parlamenta­res teve o objetivo de pedir a flexibiliz­ação do decreto estadual que impôs uma quarentena mais rigorosa com fechamento de comércio de rua, shoppings, salões de beleza e academias nos 21 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde. Procurado pela FOLHA, o governo estadual informou que não comentaria o teor da reunião.

Na avaliação de Turini, a transparên­cia dos dados é fundamenta­l para a tomada de decisões. “Se existe divergênci­a precisa de uma explicação. O governo se propôs em auditar os dados, fazer acompanham­ento diário dos números de cada município da região e avaliar se dará para flexibiliz­ar antes ou ter que esperar os 14 dias.” O deputado disse que as restrições na 17ª serão mantidas até a conclusão da auditagem. “O governador ressaltou que há embasament­o técnico, verificand­o-se aumento de casos, mortes e risco de estrangula­mento do setor de saúde. Disse que reconhece as dificuldad­es, mas tem

responsabi­lidade sobre o trabalho de controle da pandemia no Paraná”, informou Turini.

PROPOSTA

O deputado Cobra Repórter disse que outra proposta do trio que será avaliada pelo governador é a de encerrar a quarentena na regional no máximo na terça-feira (14), junto com Curitiba e outras regionais que cumprem o decreto desde o dia 2 de julho. Ou seja, a ideia é encurtar em quatro dias as restrições impostas, já que Londrina só iniciou o decreto estadual no domingo (5), por decisão do prefeito Marcelo Belinati (PP). O deputado também afirmou que propôs a avaliação individual de municípios menores que poderiam ser liberados antes, já que nem todos estão com números preocupant­es de casos da infecção, segundo ele. “Outra análise foi que número de mortes é um dado real porque tivemos surtos em asilos, mas o comércio de Londrina tem um dos menores números de pessoas infectadas. O comércio está pagando um pato que não é dele.”

Os deputados, que formam a base aliada de Ratinho Junior, avaliam que Ratinho Junior está sensível aos apelos dos empresário­s, mas evitando a politizaçã­o do tema ancorado nos números da pandemia apresentad­os pelos técnicos da Sesa. “A partir do momento que mistura a parte política atropela tudo. Não estamos conseguind­o nenhuma coisa nem outra. O governador pede para fechar e não está fechado 100%, ou seja, o decreto não está sendo cumprido para evitar a contaminaç­ão, e o comerciant­e também está satisfeito. Isso porque tem muitos prefeitos que são candidatos à reeleição e misturou a parte política. Não podemos misturar e o governador concorda que tem que prevalecer o debate técnico com cada um fazendo a sua parte.”

 ?? Orlando Kissner/Alep ?? Os deputados estaduais Tercilio Turini (CDN) e Cobra Repórter (PSD), além de Tiago Amaral (PSB), participar­am de videoconfe­rência com o governador nessa terça-feira (7)
Orlando Kissner/Alep Os deputados estaduais Tercilio Turini (CDN) e Cobra Repórter (PSD), além de Tiago Amaral (PSB), participar­am de videoconfe­rência com o governador nessa terça-feira (7)
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil