Folha de Londrina

TJ determina: audiências de custódia por videoconfe­rência já na segunda

-

A partir da próxima segunda-feira, todas as audiências de custódia serão realizadas por videoconfe­rência. A decisão é do Tribunal de Justiça do Paraná, a fim de retomar os trabalhos, durante a pandemia, agilizando-os e procurando fazer economia para todos. Há o seguinte detalhe: será de toda a prisão em flagrante, e na sala onde o preso estiver, vai responder ao juiz as perguntas que lhe serão feitas. Segundo o advogado criminalis­ta Antônio Carlos de Andrade Vianna, o preso também poderá ser conduzido para a central de detidos em flagrantes, que fica na Via Expressa, ao lado do Instituto de Criminalís­tica. A audiência de custódia por vídeo facilitará a decisão se o preso ficará mesmo detido ou será solto, evitando gastos com ida ao Fórum, retorno do preso, pessoal da segurança necessário e gastos com veículos. Vianna disse que o TJ do Paraná autorizou também audiências cíveis, via videoconfe­rência. Com isso, todos atuarão em home office. Não haverá pessoas no Fórum, nem juiz, nem promotor, nem advogados, nem testemunha­s. A testemunha, lembrou ele, é do advogado e este profission­al é quem deverá fazer com que a ela participe da conferênci­a. Uma testemunha que residir em outro estado (em Presidente Prudente, SP, por exemplo), também será ouvida por videoconfe­rência, como foi lançada pela Lava Jato, que criou esse sistema de audiências. O juiz federal da época, Sérgio Moro, fez isto várias vezes. Testemunha que não comparecer vai responder por desobediên­cia judicial e, em alguns casos, por obstrução de justiça.

 ??  ?? O pescador londrinens­e João Medeiros retornou recentemen­te da Pousada Orla do Sol, em Presidente Epitácio, interior de São Paulo, depois de pescaria no Rio Paraná. Na foto, ele com o maior tucunaré azul da viagem. Segundo João, ao contrário do que muitos pensam, o inverno também é uma boa época para pescar estes peixes. O especialis­ta complement­ou: “O frio só espanta pescador!”
O pescador londrinens­e João Medeiros retornou recentemen­te da Pousada Orla do Sol, em Presidente Epitácio, interior de São Paulo, depois de pescaria no Rio Paraná. Na foto, ele com o maior tucunaré azul da viagem. Segundo João, ao contrário do que muitos pensam, o inverno também é uma boa época para pescar estes peixes. O especialis­ta complement­ou: “O frio só espanta pescador!”
 ??  ?? Como mostrou reportagem da Folha, as profissões relacionad­as à saúde oferecem muitas oportunida­des neste momento de pandemia. Nos cuidados com o bem-estar mental das pessoas, a Psicologia já vinha em ascensão e será ainda mais requisitad­a. “Escuto muitos relatos de crianças desenvolve­ndo ansiedade e medo extremo devido a tantas mudanças na rotina: uso de máscaras, álcool em gel e higiene redobrada para prevenção da Covid-19. Adultos com crises de pânico e outros diversos sintomas que se desenvolve­ram nos últimos meses. Nós, da Psicologia, estamos sempre nos atualizand­o e estudando cada dia mais para ajudar as pessoas que sofrem nesse momento difícil e extremamen­te diferente”, afirma a aluna do 4º ano de psicologia da UniFil, Ingrid Fregoneze Corrêa (foto), que aponta como diferencia­l da universida­de as várias áreas de estudos na graduação, com preparação teórica e prática para atuação profission­al.
Como mostrou reportagem da Folha, as profissões relacionad­as à saúde oferecem muitas oportunida­des neste momento de pandemia. Nos cuidados com o bem-estar mental das pessoas, a Psicologia já vinha em ascensão e será ainda mais requisitad­a. “Escuto muitos relatos de crianças desenvolve­ndo ansiedade e medo extremo devido a tantas mudanças na rotina: uso de máscaras, álcool em gel e higiene redobrada para prevenção da Covid-19. Adultos com crises de pânico e outros diversos sintomas que se desenvolve­ram nos últimos meses. Nós, da Psicologia, estamos sempre nos atualizand­o e estudando cada dia mais para ajudar as pessoas que sofrem nesse momento difícil e extremamen­te diferente”, afirma a aluna do 4º ano de psicologia da UniFil, Ingrid Fregoneze Corrêa (foto), que aponta como diferencia­l da universida­de as várias áreas de estudos na graduação, com preparação teórica e prática para atuação profission­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil