Folha de Londrina

Candidato da oposição é eleito reitor da UTFPR

Processo eleitoral foi feito de forma virtual por conta da pandemia do novo coronavíru­s

- Walkiria Vieira

O professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, 53, candidato de oposição, venceu a eleição e para a reitoria da UTFPR (Universida­de Tecnológic­a Federal do Paraná). Ele teve 51,14% dos votos válidos, superando o atual reitor, Luiz Alberto Pilatti, que ficou com 48,84%. A eleição foi feita totalmente em ambiente virtual, tanto a campanha como a própria votação, por conta da pandemia do novo coronavíru­s.

Com 28 anos de atuação no campus de Curitiba, Schiefler explica que pretende criar uma grande rede para transforma­r cada campus em um polo interno. “O aluno matriculad­o em um campus pode fazer matrícula em outro e enriquecer o seu currículo, pois sabemos também que cada unidade tem suas especifici­dades e diversidad­es locais e isso não pode ser uma

Com 115 cursos superiores de graduação, a UTFPR está presente em 13 cidades - Curitiba, Londrina, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos, Medianeira, Toledo, Santa Helena, Campo Mourão, Apucarana, Cornélio Procópio e Ponta Grossa. Tem 4 mil servidores e mais de 30 mil alunos. “Nosso orçamento anual passa de R$ 1 bilhão e sabemos que teremos pela frente um desafio muito grande. Devido à pandemia, tudo é uma incógnita, a economia está sofrendo e vamos fazer parcerias público-privadas, buscar alternativ­as de recursos, pois a legislação permite essa flexibiliz­ação”, planeja.

O professor Ivan Carlos Vicentin, diretor de Relações Empresaria­is e Comunitári­as do campus Curitiba da UTFPR, explicou que a campanha foi feita por meio de reuniões pela fator limitante”, afirmou. internet. “Se por uma perspectiv­a perdemos a pessoalida­de que aconteceri­a sem a pandemia, com visitas pessoalmen­te aos 13 campi, por outra as reuniões virtuais permitiram uma maior abrangênci­a de participaç­ão, pois a comunidade estava predominan­temente em casa e isso permitiu que a participaç­ão nas reuniões fosse mais numerosas do que as reuniões presenciai­s.”

As 39 urnas foram auditadas por um perito da Polícia Federal e um membro do Tribunal Regional Eleitoral para validar a apuração. A votação a distância foi possível graças a utilização de um software chamado Helios Voting. Todo o processo foi eletrônico. Cada eleitor recebia uma chave de acesso e uma senha gerada pelo sistema. No site, havia todo o procedimen­to de votação: escolha seu candidato, confirme, seu voto foi depositado com sucesso. Além disso o eleitor recebia a confirmaçã­o em seu pseudônimo para não ser identifica­do. Ao final os auditores fizeram cópias de segurança e guardaram as urnas para provar que não haveria fraude. Tudo se resumiu a um pen drive, em um envelope lacrado.

O Colégio Eleitoral publica o resultado nesta quarta (8) e só depois disso haverá uma reunião com o Conselho Universitá­rio - órgão máximo, para então ser homologada a lista tríplice. Os nomes são enviados para o Ministério da Educação com os nomes homologado­s e a nomeação, que é a terceira etapa, sai em 8 e setembro.

 ??  ??
 ?? Gina Mardones/2-7-2018 ?? UTFPR tem campus em Londrina e mais 12 cidades paranaense­s
Gina Mardones/2-7-2018 UTFPR tem campus em Londrina e mais 12 cidades paranaense­s
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil