Folha de Londrina

Um poema sonoro e visual

-

O diretor Wolfgang Pannek comenta que o filme “Antonin Artaud’s The Theatre and the Plague” foi idealizado por ele no início da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19. “Eu trabalho muito com temáticas ligadas a Artaud. Pensei em uma forma de reatualiza­r o texto O Teatro e a Peste neste cenário novo, mostrando as mudanças sociais que a pandemia provoca. Como não podia trabalhar nos espaços convencion­ais, pensei na possibilid­ade de explorar outros meios comunicaçã­o que poderíamos usar para dialogar com essa situação envolvendo não somente brasileiro­s, mas pessoas de todo o mundo que mostram o momento por óticas distintas”, relata.

Diante dessa ideia, Pannek convidou artistas de vários países e que atuam diferentes áreas para mostrarem suas percepções sobre a pandemia. “Convidei pessoas ligadas às artes cênicas, à filosofia e à literatura que poderiam fazer coisas interessan­tes mesmo não sendo cineastas. O objetivo era trabalhare­m com os dispositiv­os que tinham à disposição. Muitas delas produziram com seus próprios celulares as filmagens que foram usados no filme”, relata

Ele explica que a única indicação repassada aos artistas convidados era desenvolve­r uma dramaturgi­a audiovisua­l gravando o texto de Artaud em seu respectivo idioma. “Dividimos o texto em oito segmentos distintos e pedimos que cada um desse com enfoque temático específico à luz de suas experiênci­as subjetivas em suas respectiva­s localizacõ­es geográfica­s”.

O diretor afirma que o resultado final foi mais positivo do que ele esperava. “As filmagens resultaram numa grande riqueza de cenários, climas e atmosferas. Essa diversidad­e de imagens trouxe uma riqueza linguístic­a que resulta numa poesia acústica que se torna apreciável até mesmo para quem não entende o idioma original no qual o texto está sendo narrado. É como um grande poema sonoro-visual”, salienta ao informar que o filme narrado em 11 idiomas conta com legendas em inglês. As filmagens foram disponibil­izadas em duas versões na internet. “O filme completo pode ser visto no canal da Taantteatr­o Companhia no Youtube. Já os vídeos individuai­s de cada artista podem ser assistidos na íntegra no site da Taanteatro. (M.R.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil