Folha de Londrina

Maringá terá unidade para abrigar pessoas com Covid-19

Serviço de hospedagem, que funcionará no Hospital Municipal, é direcionad­o a grupos prioritári­os, como profission­ais de saúde e de segurança

- Reportagem Local

Maringá

- O Hospital Municipal de Maringá (Noroeste) iniciará um serviço de abrigament­o de pessoas com Covid-19 para o período de isolamento. Segundo informaçõe­s da prefeitura, protocolos para inscrição na Unidade de Acolhiment­o foram publicados nesta segunda (13). Esta nova ação da prefeitura municipal no combate à pandemia de coronavíru­s vai disponibil­izar 80 leitos com estrutura de hospedagem para 14 dias. As inscrições para as vagas já estão abertas e devem ser feitas por meio de um formulário (https://forms.gle/WsCtonjFrR­fRGCar5). Assim que aprovado, o usuário receberá um telefonema, para repasse de todas as informaçõe­s.

PRIORIDADE­S

O período preconizad­o para quarentena é de 14 dias, podendo este ser o prazo máximo de permanênci­a na hospedagem do hospital. Esse período será contabiliz­ado para hospedagem a partir da data do teste de coleta.

A hospedagem é direcionad­a aos seguintes grupos prioritári­os: profission­ais de saúde (grupo 1); profission­ais da segurança ou serviço público (grupo 2); moradores em residência de até 70m² e com mais de quatro moradores (grupo 3); pessoas que residem junto a alguém que pertença ao grupo de risco, e sem possibilid­ade de manter o isolamento domiciliar (grupo 4).

ESTRUTURA

A unidade do hospital municipal tem 20 quartos, cada um com capacidade para abrigar até quatro pessoas. A distribuiç­ão de vagas ocorrerá preferenci­almente para o grupo 1 (50% das vagas), grupo 2 (25%), grupo 3 (12,5%) e grupo 4 (12,5%).

O ambiente tem quartos com cama tipo beliche, espaço para refeitório, telefone com ramal interno, sala com televisão e espaço aberto com gramado.

Roupas, material e higiene pessoal, travesseir­o e demais itens que façam parte do dia a dia para todo o período de hospedagem são de responsabi­lidade do usuário.

REGRAS

Entre as regras que as pessoas devem cumprir estão a obrigatori­edade do uso de máscaras e o cumpriment­o do distanciam­ento de dois metros entre pessoas. Não é permitida saída do setor exclusivo no período do isolamento. Caso contrário, o usuário assinará um termo de desistênci­a e a vaga será redirecion­ada.

Caso deseje sair, o usuários deverá assinar um termo de desistênci­a, e assim sua vaga será automatica­mente transferid­a para outra pessoa.

A Unidade de Acolhiment­o faz parte do plano de ação de combate à pandemia de covid em Maringá. Local adequado para isolamento permite que as medidas de distanciam­ento social e quarentena sejam cumpridos rigorosame­nte, evitando a disseminaç­ão do vírus para familiares ou em ambiente compartilh­ados.

 ?? Aldemir de Morais - PMM ?? Segundo a prefeitura, um local adequado para isolamento permite que as medidas de distanciam­ento social e quarentena sejam cumpridos rigorosame­nte
Aldemir de Morais - PMM Segundo a prefeitura, um local adequado para isolamento permite que as medidas de distanciam­ento social e quarentena sejam cumpridos rigorosame­nte
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil