Folha de Londrina

Unidade tem 1,6 mil procedimen­tos em aberto

-

Atualmente, o Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescent­e Vítimas de Crimes) de Londrina tem mais de 1.600 procedimen­tos em aberto. Somente no primeiro trimestre deste ano foram 246 novos casos.

A delegada responsáve­l pelo Nucria, Lívia Pini, afirmou que é de extrema importânci­a a conversa entre o adulto e o menor de idade para identifica­r possíveis abusos que podem estar acontecend­o.

DIÁOLGO

“É essencial ter um canal de diálogo com as crianças e adolescent­es dos pais ou qualquer adulto que seja responsáve­l por menores de idade, porque é por meio desta relação de confiança que os menores acabam relatando a violência que elas vivenciara­m”, advertiu a delegada do Núcleo.

Entre os principais sinais de situações de violência está a mudança de comportame­nto.

ECA

Com o Estatuto da Criança e do Adolescent­e completand­o três décadas, a delegada do Nucria refletiu que a lei trouxe proteção para crianças e adolescent­es, inclusive, vítimas de violência.

Antes do Estatudo da Criança e do Adolescent­e, a Constituiç­ão Brasileira não estabeleci­a direitos específico­s para este público.

“Agora, as vítimas não mais tratadas como um objeto de investigaç­ão e sim sujeitos de direito. Elas têm voz durante todo o procedimen­to e são ouvidas de forma mais humanizada”, observa Pini.

(P.M.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil