Folha de Londrina

‘Novo normal será marcado por reconexões afetivas’

-

Alguns setores deverão ter mais dificuldad­e para encontrar soluções para se adequar aos novos padrões de consumo. As concession­árias de veículos são um exemplo de comércio que sofreu um forte impacto nas vendas com a pandemia. “Para alguns, é mais complicado pela própria tipologia do produto, terão que fazer uma reestrutur­ação do modelo de negócio e, às vezes, serão necessária­s até mudanças jurídicas. Uma revenda de automóveis pode pensar em oferecer serviço de locação neste momento que a compra de um novo veículo foi postergada. São reflexões que precisam ser feitas porque é um fenômeno de longa duração. Enquanto não tivermos uma vacina, não teremos um processo de retomada da normalidad­e”, avalia a gerente executiva do Observatór­io Sistema Fiep, Marilia de Souza.

O Sebrae PR publica guias de tendências de comportame­nto de consumo para ajudar os empresário­s a se alinharem a esse novo momento, além de palestras, workshops e apoio on-line. “O que vem forte é a transforma­ção digital e entre as tendências, a gente fala em se adiantar às mudanças”, destacou o consultor do Sebrae PR Mauricio Reck.

A entidade até disponibil­iza ferramenta­s gratuitas que auxiliam empreended­ores.

Estar on-line, mesmo que seja apenas pelo WhatsApp, sem fazer grandes investimen­tos, estabelece­r parcerias que ajudem a dar visibilida­de à empresa. “Todos estamos em um momento atípico e todo mundo sonha no que vai fazer quando a pandemia acabar, mas não sei se vai existir esse momento de ruptura porque a abertura vai ser gradual. Mas o novo normal será de reconexão afetiva. É o momento de os empresário­s pensarem em como o consumidor pode se conectar afetivamen­te com o seu negócio”, frisou Reck.(S.S.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil