Folha de Londrina

Brasil e México são os países mais afetados pela pandemia da doença

-

Paris

- A região da América Latina e Caribe se tornou nesta segunda-feira (13) a segunda mais afetada do mundo pela pandemia do novo coronavíru­s em número de mortos, atrás da Europa. Com 144.758 mortes declaradas, a região supera o balanço dos Estados Unidos e Canadá (144.023 óbitos acumulados) e fica atrás da Europa, que registra 202.505 vítimas fatais.

O Brasil é o país mais afetado da região. Já o México anunciou no domingo (12) um balanço total de 35.006 vítimas fatais e superou a Itália em número de mortes (34.954, de acordo com os dados da AFP).

“A epidemia segue ativa e em cresciment­o, mas a velocidade de cresciment­o é cada vez mais lenta”, declarou, no entanto, o subsecretá­rio de Saúde coordenado­r da estratégia contra a pandemia no México, Hugo

López Gatell.

Na Bolívia, o ministro da Economia, Oscar Ortiz, anunciou que contraiu o coronavíru­s. Ele é o quarto ministro infectado. A presidente interina Jeanine Añez também testou positivo para Covid-19 e permanece isolada.

A Argentina superou a marca de 100 mil casos, com a Área Metropolit­ana de Buenos Aires como foco de 95% dos contágios do país. A Guatemala anunciou que mantém o toque de recolher parcial, em vigor desde 22 de março, mas algumas localidade­s podem suspender as medidas contra o novo coronavíru­s.

Em todo o planeta, a Covid-19 provocou mais de 568 mil mortes e quase 13 milhões de contágios. Em alguns países que avançaram com as etapas de desconfina­mento, os governos estão recuando diante de novos focos da doença.

Na Espanha, os habitantes da cidade de Lérida e de sete localidade­s próximas na Catalunha deveriam entrar em confinamen­to domiciliar a partir desta segunda-feira, mas um tribunal suspendeu a medida.

A decisão pode ser objeto de apelação. O foco de contágio em uma área onde vivem quase 200 mil pessoas, a 150 km de Barcelona, é um dos que mais preocupam as autoridade­s espanholas. O país é um dos mais afetados pela pandemia na Europa, com mais 28.400 mortos.

A África do Sul anunciou o retorno do toque de recolher entre 21h e 4h. O país registrou a média de 12 mil novos casos diários nas últimas semanas. Para tentar evitar o colapso dos hospitais, o presidente Cyril Ramaphosa também decidiu suspender a venda de bebidas alcoólicas.

Os Estados Unidos lideram a lista de países mais afetados pela pandemia, com mais de 135 mil mortes e 3,3 milhões de contágios.

 ?? Martín Bernetti/AFP ?? Covas abertas em Santiago, no Chile, para sepultar vítimas de Covid-19
Martín Bernetti/AFP Covas abertas em Santiago, no Chile, para sepultar vítimas de Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil