Folha de Londrina

A importânci­a das eleições municipais

-

Em um ano tão diferente como 2020, que teve mudança até na data da eleição, o período da précampanh­a eleitoral se torna bem importante. Afinal, todo o dia será essencial para o candidato aumentar a visibilida­de em uma campanha em que o distanciam­ento social não permitirá o tão conhecido “corpo não corpo”.

A Folha de Londrina saiu na frente e apontou nesta terça-feira (2) 10 possíveis candidatos à vaga de prefeito de Londrina. O dia 16 de setembro é a data limite para a realização de convenções destinadas a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Em Londrina, até agora, apenas o deputado federal Boca Aberta oficializo­u o nome em convenção partidária realizada na segunda-feira (31), logo no primeiro dia permitido pelo calendário eleitoral.

Alguns partidos já agendaram a convenção, em formato on-line ou com reuniões presenciai­s, mas respeitand­o as regras de distanciam­ento social. A escolha dos vices é a principal incógnita.

Além de Boca Aberta, a reportagem levantou com 10 partidos políticos os nomes dos prováveis candidatos: Barbosa Neto, Gleisse Martins, Carlos Scalassara, Águila Misuta, Ciro Novaes, Tiago Amaral, Marcio Stamm, Marcelo Belinati e Filipe Barros.

Após publicação da reportagem, o PCdoB procurou a FOLHA para informar que vai lançar candidato próprio para prefeitura de Londrina e nome do pré-candidato é Marcio Sanches.

O cenário começa a se desenhar e até o próximo dia 16 teremos um período de muita articulaçã­o e negociação.

Equivocada­mente, há pessoas que consideram as eleições municipais de menor importânci­a do que aquelas que escolhem presidente da República, governador­es e membros do Congresso Nacional.

Mas a cidade é o espaço que pode garantir (ou não) qualidade de vida para os seus habitantes. As políticas públicas que tratam de saúde, segurança e educação são executadas nos municípios. É ali que os cidadãos terão mais contatos com os políticos que elegem e por isso mesmo é mais fácil acompanhar e fiscalizar o trabalho deles. Portanto, o exercício da escolha já pode começar a ser praticado por quem tem mais de 16 anos e se preocupa com o futuro da sua cidade.

A FOLHA agradece a preferênci­a!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil