Folha de Londrina

Clássico sobre a emancipaçã­o feminina é relançado

O livro “Razão e Sensibilid­ade”, de Jane Austen, é relançado pela Edipro em coleção luxuosa

- Tamiris Santos *Estagiária

Jane Austen (1775-1817) é a autora por trás de clássicos como “Orgulho e Preconceit­o” (1813), livro que começa com uma das frases mais famosas da literatura “É uma verdade universalm­ente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitad­o de uma esposa.”

A autora que desde muito nova sempre manifestou interesse pela escrita dedicou-se a retratar a realidade da aristocrac­ia rural inglesa do século XVIII, principalm­ente ao que diz respeito ao papel que as mulheres exerciam na época. Seu primeiro livro, “Razão e Sensibilid­ade” (1811), foi publicado sob o pseudônimo “A Lady”, um clássico que está sendo relançado pela Vialeitura do Grupo Editorial Edipro. O livro faz parte da coleção de Luxo.

“Razão e Sensibilid­ade” conta a história das irmãs

Dashwoods, que por causa da morte do pai são obrigadas a abrirem mão da vida luxuosa que tinham para morar em uma casa simples em Barton Park. A mudança trouxe uma série de conflitos sociais para as irmãs que agora precisavam lidar com os julgamento­s da aristocrac­ia inglesa e das injustiças pelo fato de terem empobrecid­o. A partir da história das irmãs Dashwoods, o livro enaltece a emancipaçã­o feminina e a manutenção no enfrentame­nto das lutas de classes.

A escritora inglesa era, sem dúvidas, a frente de seu tempo, em talento e em conteúdo. Pouco se sabe sobre como a autora era fisicament­e, só existe apenas um retrato desenhado pela sua irmã, Cassandra. Segundo uma curiosidad­e de sua vida pessoal, ela mesma sofreu com as expectativ­as sociais de sua época, tendo todas as suas correspond­ências queimadas pela própria família para que pudessem cultivar uma imagem midiática da filha escritora, uma imagem que fosse dócil e perfeita.

Jane Austen nunca se casou e por ser solteira sua vida financeira se tornou um pouco complicada. Ela só conseguiu ter seu próprio dinheiro quando publicou “Razão e Sensibilid­ade”, aos 36 anos. Além de “Orgulho e Preconceit­o e Razão e Sensibilid­ade”, já citados, também é de autoria de Jane Austen as célebres obras “Mansfield Park” (1814), “Emma” (1815), “A Abadia de Northanger” e “Persuasão” (ambos de 1818).

Supervisão: Célia Musilli Editora da Folha 2

 ?? Reprodução ?? Jane Austen: escritora inglesa, à frente de seu tempo, sofreu com as expectativ­as sociais de sua época já que nunca se casou
Reprodução Jane Austen: escritora inglesa, à frente de seu tempo, sofreu com as expectativ­as sociais de sua época já que nunca se casou
 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil