Folha de Londrina

Receitas com sabor tropical

Em drinques, sorvetes e tortas, o abacaxi está entre as frutas mais saborosas e atraentes do mundo

-

Não há filme havaiano ou sobre o Havaí que se preze sem abacaxis. A fruta está sempre lá, nos drinques, na culinária, na decoração das festas, tão popular quanto o surfe ou as moças nativas dançando hula hula, embora a fruta tenha sua origem na América do Sul.

De aparência selvagem, se for visto por sua coroa espinhosa, ou lembrando uma flor, por uma condição chamada infrutescê­ncia (agrupament­o de frutos), o abacaxi fez sucesso em filmes de Elvis Presley nos anos 1960, como “Feitiço Havaiano”, ou nos anos 1970 no filme “Havaianos”, que trata justamente das plantações da fruta. Aliás, uma das maiores plantações de abacaxis do mundo fica no arquipélag­o que é o paraíso dos surfistas, num local chamado Dole, na ilha de Oahu.

Havainices à parte, o abacaxi já frequentou muitas festas, decorando drinques de visual retrô, sem contar que pode ser comido em tortas doces maravilhos­as, servidas geladas para dar água na boca. Mas comido ao natural, em fatias que também devem ir à geladeira, a fruta é considerad­a digestiva, além de melhorar a imunidade neste momento em que nossos corpos pedem defesas e frescor.

Além dessas funções tão nobres, o abacaxi já foi usado por Chacrinha, em programa de auditório, como um “troféu” para calouros fraquinhos. Cantores em busca da fama saiam do palco chateados com seu “troféu abacaxi”, prometendo melhorar para tentar uma nova chance.

Na cabeça de Carmem Miranda, o abacaxi ainda ganhou fama como fruta tropical quase tão apreciada no Brasil quanto a banana e segue como elemento divertido e importante em nossa culinária, fazendo bonito na simplicida­de de um gelado ou numa torta sofisticad­a. Veja as receitas. CÉLIA MUSILLI | REPORTAGEM LOCAL

 ??  ?? Refrescant­e, o abacaxi pode ser usado em diversas receitas, das simples às sofisticad­as
Refrescant­e, o abacaxi pode ser usado em diversas receitas, das simples às sofisticad­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil