Folha de Londrina

Pesquisado­r destaca infodemia e educomunic­ação

-

O pesquisado­r Felipe Saldanha fala também sobre a ‘infodemia’ (termo utilizado pela OMS para o excesso de informaçõe­s, que tornam difícil encontrar fontes idôneas e orientaçõe­s confiáveis) no contexto da pandemia atual. Segundo ele, a desinforma­ção agravou um problema existente no tocante à relação entre mídia, tecnologia e educação.

“Já faz algum tempo que os alunos, em geral, dão ao saber midiático tanta ou mais importânci­a que ao acadêmico, cabendo aos professore­s qualificar o saber midiático e problemati­zá-lo em discussões e atividades na sala de aula”, afirma.

Por outro lado, Saldanha explica que a Educomunic­ação - método que se utiliza dos recursos de mídia para a educação - aponta que as crianças e adolescent­es podem se transforma­r em aliados poderosos da ciência e da informação verificada, ao desenvolve­r seus próprios vídeos, memes e outros conteúdos, baseando-se em fontes confiáveis.

“Essas mensagens podem então ser colocadas para circular nos mesmos espaços que propagam desinforma­ção, funcionand­o como uma espécie de ‘contra-ataque’. Neste processo, os jovens desenvolve­m habilidade­s importante­s de pesquisa e análise crítica, expressão artística e cultural, uso de linguagens e tecnologia­s, argumentaç­ão, entre outras. Todas elas presentes BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, ressalta.

(M.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil