Folha de Londrina

Cooperados comemoram boa produtivid­ade

- Reportagem Local

Produtores de soja ligados à Cooperativ­a Integrada conseguira­m bons resultados com aumento de produtivid­ade da safra 2019/2020. No ano passado, a cooperativ­a criou um concurso para estimular o uso de alta tecnologia e adoção de boas práticas de manejo como forma de alcançar índices de produtivid­ade cada vez maiores.

Irineu Baptista, gerente da área técnica da Integrada, lembra que o programa surgiu na safra de inverno no ano passado para as culturas

de milho e trigo. Na primeira edição, dez produtores ultrapassa­ram a marca de 9.300 quilos por hectare (kg/ha) para a cultura do milho. O volume está acima da média de produtivid­ade do Paraná, que é de 6.003 kg/ha.

No trigo, os dez primeiros produtores classifica­dos no programa atingiram a marca de 4.022 kg/ha, contra 2.177 kg/ha referente à média do Estado. Ao todo, 125 associados participar­am da edição de inverno do Produtivid­ade Integrada.

No concurso para a soja, referente ao ciclo 2019/20, os resultados surpreende­ram o corpo técnico da cooperativ­a. O maior índice registrado foi da regional Ubiratã (PR), com um recorde de 6.120 kg/ha na propriedad­e do cooperado Leoci

Salvetti. O cooperado foi orientado pelo agrônomo Emerson Damico Fernandes.

O segundo colocado foi o cooperado Mateus Weber, da regional Guaíra (PR), com 5.938 kg/ha. Ele foi orientado pelo agrônomo Marcelo Augusto Reinert. A associada Keiko Suguiura, da regional Arapongas (PR), ficou na terceira colocação com 5.846 kg/ha. A produtora foi orientada pelo agrônomo Janio Raimundo.

Irineu Baptista afirma que os bons resultados se devem a dedicação dos cooperados e do corpo técnico, somados ao uso de produtos de alta tecnologia, um sistema de manejo adequado, a adoção da agricultur­a de precisão, e a correta regulagem das máquinas e equipament­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil