Folha de Londrina

Seis candidatos disputam a prefeitura de Jacarezinh­o

Com quase 29 mil eleitores, cidade do Norte Pioneiro terá apenas um postulante que ainda não disputou as eleições em anos anteriores

- Lais Taine

Após dois mandatos consecutiv­os, o atual prefeito de Jacarezinh­o (Norte Pioneiro) e presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), Sergio Eduardo Emygdio de Faria, o Dr. Sergio (DEM), deve entregar a cadeira a um dos seis candidatos que disputam o cargo em 2020. Luiz Antônio Setti (PSL), Marcelo dos Santos Moraes, o Marcelo da Rádio Cidade (PL), Marcelo Palhares (PSD), André de Sousa Melo, o Pastor André (PTB), Ademir Mendonça, o Tabajara (Cidadania), e Valentina Toneti, Tina Toneti (PT), competem pelos votos dos 28.976 eleitores no município.

O médico Luiz Antônio Setti (PSL) foi candidato a vereador de Paranaguá em 2004 e tentou uma cadeira na Assembleia Legislativ­a do Paraná em 2014, da qual ficou como suplente. Agora tenta uma vaga como chefe do executivo em Jacarezinh­o, com a chapa composta pelo diretor de estabeleci­mento de ensino Celso Antônio Rossi Junior.

Pela primeira vez, Marcelo dos Santos Moraes, o Marcelo da Rádio Cidade (PL), entra em uma disputa eleitoral. Nascido em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), o locutor e gerente é bastante conhecido em Jacarezinh­o. O candidato já foi presidente da Acijac (Associação Comercial e Empresaria­l de Jacarezinh­o), na gestão 2006/2008, e montou chapa com o empresário Silvio Rosa como vice.

A coligação Agora é Mudança, composta pelos partidos PDT, PSC, DEM, PSB e PSD, apresenta Marcelo Palhares (PSD) como candidato. O empresário movimenta as redes sociais em campanha, cuja bandeira é a renovação. Palhares tem como vice a educadora do ensino fundamenta­l Patrícia Martoni.

O vereador eleito pelo DEM Pastor André agora concorre a uma vaga na cadeira do executivo pelo PTB. Ele está representa­ndo a coligação Juntos por Jacarezinh­o, composta pelos partidos PTB, Republican­os, Pode e Pros e conta com o, também vereador Sidnei Francisqui­nho, o Chiquinho Mecânico, como vice-prefeito.

O presidente municipal do Cidadania, Ademir Mendonça, o Tabajara (Cidadania), se apresenta como requerente ao cargo de prefeito de Jacarezinh­o tendo como vice o técnico de enfermagem Rafael Guandelini Gonçalves. O funileiro já concorreu ao cargo de vereador, em 2004, e de deputado estadual, em 2018, e utiliza as redes sociais para divulgar suas propostas ao município, além de manter aberta uma conta em plataforma de financiame­nto coletivo.

A ex-prefeita que administro­u a cidade nas gestões 2004 e 2008 Valentina Toneti, conhecida como Tina Toneti (PT) disputa a cadeira novamente com uma questão a ser resolvida: o risco da impugnação da candidatur­a em razão da Lei da Ficha Limpa. A candidata teve as contas referentes ao exercício de 2008 rejeitadas pela Câmara Municipal em 2017, descritas no Decreto Legislativ­o 01/2017, que pode torná-la inelegível ao pleito de 2020. Toneti tem como vice o bancário e economiári­o Nelson Paulino Leite Junior, que pode assumir o lugar, caso seja confirmada a impugnação da candidata atual.

 ?? Sérgio Ranalli/19-7-2015 ?? Atual prefeito de Jacarezinh­o está fora da disputa após cumprir dois mandatos consecutiv­os; única candidata mulher foi prefeita do município entre 2004 e 2008
Sérgio Ranalli/19-7-2015 Atual prefeito de Jacarezinh­o está fora da disputa após cumprir dois mandatos consecutiv­os; única candidata mulher foi prefeita do município entre 2004 e 2008

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil