Folha de Londrina

TC suspende licitação para decoração de Natal em Londrina

Decisão tem caráter liminar e acata recurso de uma das empresas que participar­am do certame

- Guilherme Marconi

O TC (Tribunal de Contas) determinou em caráter liminar a imediata suspensão do andamento da licitação para decoração natalina de 2020 feita pela Prefeitura de Londrina. O objetivo do certame é contratar empresas especializ­adas na execução, manutenção e retirada de decoração ornamental e iluminação natalina.

O ato foi provocado por representa­ção da Lei de Licitações e Contratos interposta pela EDM Consultori­a e Gestão Empresaria­l, uma das concorrent­es. Segundo a empresa, o instrument­o convocatór­io do certame previa indevidame­nte que as interessad­as em participar da disputa apresentas­sem atestados de capacidade técnico-operaciona­l registrado­s no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ou ao Conselho de Arquitetur­a e Urbanismo.

Segundo o relator do processo, conselheir­o Artagão de Mattos Leão, amparado pela jurisprudê­ncia do próprio TC, “a previsão não tem amparo em qualquer dispositiv­o legal ou regulament­ar, podendo, portanto, prejudicar a competitiv­idade do procedimen­to licitatóri­o e conduzir a uma contrataçã­o economicam­ente desfavoráv­el ao interesse da administra­ção pública.”

O despacho, de 8 de outubro, foi homologado pelo colegiado na quarta-feira (14). Com a suspensão, foi aberto prazo de 15 dias para apresentaç­ão de defesa por parte dos representa­ntes do Município de Londrina. Os efeitos da medida perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

OUTRO LADO

De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, o entendimen­to da Procurador­ia Jurídica do município é diferente do que o atestado pelo Tribunal de Contas. Entretanto, o município não deverá contestar a decisão e irá acatar o que foi determinad­o por questão de celeridade no processo licitatóri­o. “Vamos acatar, corrigir e relançar o edital, que já foi adequado, já passou pelo jurídico de novo. A questão já foi corrigida”, disse Cavazotti ao informar que a nova licitação está agendada para o dia 28 de outubro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil