Folha de Londrina

‘Efeitos na circulação serão mínimos’

-

O presidente do Sinpro (Sindicato dos Profission­ais das Escolas Particular­es de Londrina e Norte do Paraná), André Cunha, avalia que o momento é de retomada das atividades consideran­do o escaloname­nto e todos os protocolos de segurança.

“A gente entende que, da maneira que foi concedida a liminar, os efeitos na circulação de pessoas serão mínimos, muito menores do que as últimas medidas adotadas pela prefeitura como a liberação de eventos. O Sinpro vai fiscalizar de maneira bastante contundent­e a aplicação dos protocolos de segurança. A gente tem tido reuniões com as escolas desde o mês de junho e entende que a maioria das escolas já sabe como agir nessa situação. [...] Não vamos voltar para o normal, mas anormal estava sem a possibilid­ade de um retorno, uma flexibiliz­ação”, pondera. Os professore­s que puderem retornar às salas de aula serão orientados a entrar em contato com o Sinpro para o acompanham­ento da adaptação.

O diretor de uma das escolas particular­es de Londrina, Julio Felis, destaca que o protocolo de segurança será apresentad­o às famílias em reuniões que ainda serão agendadas. Neste primeiro momento, a data de retorno não foi programada, já que a decisão é em caráter liminar e pode ser revertida na Justiça.

“O colégio está preparado, mas as famílias precisam se sentir seguras. Estamos há oito meses sem esse convívio. Os professore­s e alunos continuara­m de forma remota, mas há um impacto emocional. Nesse período, nosso interesse não foi substituir o ensino presencial, mas levar o conteúdo adiante”, afirma.

A decisão suspende os efeitos dos decretos publicados pela Prefeitura de Londrina nos meses de março e julho, quando houve a interrupçã­o das atividades presenciai­s nas escolas públicas e particular­es e, posteriorm­ente, a prorrogaçã­o da medida em razão da pandemia do novo coronavíru­s. A Prefeitura de Londrina informou que a decisão está em análise pela PGM (Procurador­ia Geral do Município).(V.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil