Folha de Londrina

Londrina registra queda na média móvel de novos casos da Covid-19

Na comparação com duas semanas atrás, a redução no município é de 62%

- Lucio Flávio Cruz

Londrina registra um momento de desacelera­ção no número de casos da Covid-19. As confirmaçõ­es da doença têm caído de forma contínua nas últimas semanas, seguindo uma tendência verificada também no Paraná.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que na sexta-feira (16) a média móvel de novos casos em Londrina foi de 44,4, uma redução de 62% em relação há duas semanas, quando a média foi de 116,4. Nas últimas 24 horas, a cidade registrou 53 novos casos e um óbito.

O secretário de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que os dados das últimas três semanas mostram uma desacelera­ção das confirmaçõ­es no município, baseados na diminuição do índice de transmissã­o, na queda da taxa de contaminaç­ão, de ocupação de leitos e do número de pessoas atendidas nas unidades de saúde.

“É o curso natural da pandemia e foi assim em outros lugares também. Temos visto esta situação no Paraná”, apontou. “No entanto, não podemos descuidar, pois ainda há circulação do vírus e a doença tem um índice alto de transmissã­o. É preciso manter os cuidados como o isolamento, o uso de máscaras e do álcool em gel”.

Na contramão da queda de casos, o número de óbitos continua alto em Londrina. Nos últimos sete dias, foram 15 mortes confirmada­s em razão da Sars-cov-2. Para Machado, a curva de óbitos deve diminuir nas próximas semanas, já que a maioria das vítimas já estava internada no momento em que começou a diminuição do número de casos.

“São pessoas que estavam internadas há bastante tempo e apesar da doença não ter uma taxa alta de mortalidad­e de uma forma geral, ela é mais letal nos idosos e em pessoas com comorbidad­es”, frisou o secretário. Londrina tem um total de 11.583 pessoas infectadas pelo novo coronavíru­s e 289 óbitos.

PARANÁ

O Paraná se aproxima da marca de 200 mil casos confirmado­s da Covid-19. De acordo com o boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), na sexta-feira, o número total de infectados no estado é de 195.878. Já o total de óbitos é de 4.865.

Nas últimas 24 horas, foram registrado­s 1.333 novos casos e 33 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavíru­s. Atualmente 740 pacientes com diagnóstic­o confirmado de Covid-19 estão internados. Deste total, 596 pacientes estão em leitos SUS (290 em UTI e 306 em leitos clínicos/enfermaria) e 144 em leitos da rede particular (50 em UTI e 94 em leitos clínicos/enfermaria).

Todas as 33 vítimas fatais estavam internadas. São 11 mulheres e 22 homens, com idades que variam de 27 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 06 de setembro a 16 de outubro.

Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (7), Londrina (3), Maringá (3), São José dos Pinhais (3) e um caso em cada um dos seguintes municípios: Araucária, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cascavel, Castro, Céu Azul, Colombo, Fênix, Mandaguari, Paiçandu, Ponta Grossa, Reserva, Rio Branco do Sul, Santa Fé, São Miguel do Iguaçu e São Sebastião da Amoreira.

RECURSO

A Procurador­ia-geral do Município de Londrina protocolou na sexta-feira um pedido de recurso junto ao TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) pedindo a suspensão da liminar que autorizou a volta aos aulas na rede particular de ensino.

Na quarta-feira (14), o Sinepe (Sindicato dos Estabeleci­mentos Particular­es de Ensino do Estado do Paraná) conseguiu uma decisão da Justiça para que escolas filiadas pudessem retomar as atividades. A decisão contempla 83 estabeleci­mentos filiados ao sindicato, sendo 54 em Londrina, incluindo instituiçõ­es da educação infantil ao ensino superior.

 ?? Sergio Ranalli/17-10-2020 ?? Nas últimas 24 horas, Londrina registrou 53 novos casos e um óbito
Sergio Ranalli/17-10-2020 Nas últimas 24 horas, Londrina registrou 53 novos casos e um óbito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil