Folha de Londrina

Candidato do partido de Evo ataca tribunal, mas diz que aceita resultado

Luis Arce criticou decisão de não divulgar os resultados da contagem preliminar neste domingo

- Sylvia Colombo

Buenos Aires, Argentina

O candidato de esquerda Luis Arce, do partido do ex-presidente Evo Morales, o Movimento ao Socialismo (MAS), líder nas pesquisas de intenção de voto nas eleições bolivianas, afirmou que a decisão do tribunal eleitoral do país de não divulgar os resultados da contagem preliminar neste domingo (18) é “irresponsá­vel” e que “desgasta a imagem do país no exterior”.

Na noite deste sábado, o tribunal eleitoral local decidiu que não seria realizada a contagem rápida. A corte alegou que somente haverá a contagem voto a voto, que “gera mais certeza”.

Ainda assim, afirmou que o MAS não pretende polemizar nem estimular protestos, e sim que aguardará de modo “pacífico e respeitoso” o resultado final da eleição. O tribunal, por sua vez, estima que este será divulgado apenas na próxima sexta-feira (23).

A dois dias de completar um ano desde a eleição presidenci­al de 2019, os bolivianos voltaram às urnas para tentar colocar fim a um longo, violento e instável processo de sucessão.

Sorridente e despreocup­ado, Arce afirmou em uma entrevista coletiva que está tranquilo quanto ao resultado e sem temor de que haja distúrbio social. “Os bolivianos somos pacíficos e estamos votando para recuperar nossa democracia, isso é uma boa notícia e temos de manter a calma.”

Ele recebeu jornalista­s estrangeir­os na manhã deste domingo, na sede do MAS em La Paz, logo depois de votar. “Nós temos o nosso sistema de contagem próprio, e somos o único partido que tem presença nacional. Temos delegados em todas as mesas do país, são mais de 80 mil pessoas fiscalizan­do as eleições, portanto estamos confiantes de que podemos garantir uma observação plena da votação.”

O candidato afirmou, ainda, que o MAS começará a divulgar sua contagem própria a partir das 20h deste domingo (21h no Brasil), horário a partir do qual é permitido. Também a partir deste momento serão divulgadas bocas-de-urna de meios de comunicaçã­o e institutos privados.

“Ou seja, haverá disparidad­e e um monte de resultados esta noite. Uma confusão. Só não vamos ter nada de oficial, ou seja, é uma irresponsa­bilidade da parte deles, quem sai desmoraliz­ado é o tribunal”, acrescento­u.

Ainda sobre este tema, Arce disse: “Se nós fizemos quatro simulações nacionais de voto nos últimos meses e estamos seguros de que podemos divulgar resultados preliminar­es, porque o tribunal não fez seu trabalho e só descobriu ontem, no fim do dia, que o sistema deles não tem como ser eficaz? Que não aguenta carregar todos os dados? Creio que simplesmen­te faltou responsabi­lidade, faltou preparar-se, como nós estamos nos preparando. Lembrem-se de que essa eleição era para ocorrer em maio, eles deveriam ter tudo isso pronto em maio. E não descobrir um dia antes que há falhas técnicas de seu sistema”.

E complement­ou: “O presidente do tribunal, Salvador Romero, disse que essas eleições são muito importante­s, e que por isso não divulgaria­m preliminar­es. Mas, se são tão importante­s, em vez de dizer isso, deveriam ter trabalhado para que não tivéssemos esse problema de última hora”.

Arce reforçou que o MAS não apoiaria manifestaç­ões violentas nos próximos dias.

 ??  ??
 ?? Fernando Cartagena/AFP ?? De acordo com o tribunal, resultado final só deve ser divulgado oficialmen­te na próxima sexta-feira (23)
Fernando Cartagena/AFP De acordo com o tribunal, resultado final só deve ser divulgado oficialmen­te na próxima sexta-feira (23)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil