Folha de Londrina

‘Open Banking’ promete aumentar a concorrênc­ia no setor bancário

-

A taxa básica de juros está em 2% ao ano, mas a média de juros cobrada pelos cinco maiores bancos do país - Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, CEF e Santander, para o crédito pessoal não consignado em novembro foi de 54,9%, conforme consta no site do Banco Central.

São muitas as explicaçõe­s para uma taxa de juros tão elevada, mas certamente a falta de concorrênc­ia no setor bancário ajuda a entender esse fenômeno.

É GRANDE O LUCRO...

e contribui para a redução da eficiência no setor e elevação de custos, que acabam por ser repassados para os clientes das instituiçõ­es bancárias.

... PEDE MEDIDAS DE FLEXIBILIZ­AÇÃO.

A solução é desregulam­entar e reduzir barreiras, gerando competição a partir da entrada de novos bancos. Esta é a proposta do Banco Central com a implantaçã­o do ‘open banking’.

O ‘OPEN BANKING’...

Traduzindo literalmen­te significa ‘banco aberto’, ou ‘sistema bancário aberto’ e tem como premissa permitir que o cliente possa levar suas informaçõe­s financeira­s para onde quiser.

... ESTABELECE A COMPETIÇÃO... VAI INCOMODAR...

Sob a ótica dos bancos tradiciona­is, compartilh­ar essas informaçõe­s com concorrent­es como as Fintechs – empresas financeira­s com processos inteiramen­te baseados em tecnologia e custos muito menores, trará enorme desconfort­o e os obrigará a contraatac­ar com melhores ofertas e redução nos custos.

... E É PARA MUITO EM BREVE.

A data de início da implantaçã­o da primeira fase do sistema de open banking, que está fracionada em quatro fases, estava programada para hoje (30/11), mas foi adiada para fevereiro de 2021 a fim de dar mais tempo aos bancos para a adaptação de seus sistemas.

EMBORA IMINENTE...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil