Folha de Londrina

Paraná tem único prefeito autodeclar­ado preto no Sul

Reeleito em Lidianópol­is (Noroeste), Adauto Mandu diz não pensar em políticas afirmativa­s no novo mandato

- Vitor Ogawa

Dos três estados do Sul do País - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ,o único prefeito eleito em 2020 que se autodeclar­ou preto foi o atual chefe do Executivo do município de Lidianópol­is (Vale do Ivaí), Adauto Mandu (Podemos), que conseguiu a reeleição. Mandu foi reeleito com 2.180 votos (82,2%), um percentual bem mais confortáve­l do que quatro anos atrás, quando sua vitória chegou com 50.21% do total, uma diferença de apenas 12 votos em relação ao segundo colocado.

“Me sinto bem de ter sido eleito, mas um pouco triste, porque poderia ter mais pretos nesses três estados. Não sei se tem mais algum candidato que se autodeclar­ou preto, mas poderia ter mais.” Mandu ressaltou que ser preto no Brasil é uma luta constante. “No Brasil tem racismo sim e temos que nos reinventar para superar isso e mostrar que somos capazes. Mas não podemos nos vitimizar”, declarou.

Ele exemplific­ou o racismo que sente no cargo de prefeito. “Já tive reuniões em que fui com o vice-prefeito e se a pessoa não me conhece, automatica­mente se dirige ao meu vice e o trata como prefeito. No começo do meu mandato isso me incomodou muito. É errado isso. Não aconteceu uma ou duas vezes. Se sou prefeito é por minha competênci­a. Infelizmen­te isso acontece. Não é conversa. Não é lenda”, disse.

O prefeito afirmou que não foi reeleito para criar políticas afirmativa­s para a comunidade preta. “No primeiro mandato buscavam um governo diferente e acreditara­m na minha proposta e na minha história de vida. Ganhamos a primeira eleição com 12 votos de diferença e viram em mim a mudança. Não posso falar que foi a cor que me ajudou a eleger, mas pela minha capacidade administra­tiva.”

 ?? Divulgação ?? Mandu (Podemos) diz já ter sofrido racismo, mas que foi eleito pela competênci­a
Divulgação Mandu (Podemos) diz já ter sofrido racismo, mas que foi eleito pela competênci­a
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil