Folha de Londrina

Vacinação contra Covid vai começar por profission­ais da saúde

Maiores de 75 anos e indígenas também estão entre os grupos prioritári­os

- Renato Machado Cláudia Collucci

Brasília e São Paulo -OMinistéri­o da Saúde determinou que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil deve começar com profission­ais da saúde, idosos a partir de 75 anos, população indígena e quem tem mais de 60 anos e viva em asilos ou instituiçõ­es psiquiátri­cas. A data de início da campanha não foi divulgada, mas a previsão é que ele ocorra entre março e junho.

Com isso, na primeira de quatro etapas de imunização traçadas pelo Ministério da Saúde, serão vacinados cerca de 13 milhões de brasileiro­s, ou em torno de 6% da população. O cálculo é feito com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e de especialis­tas.

A delimitaçã­o do grupo prioritári­o consta de uma proposta preliminar. O plano inicial foi divulgado na terça-feira (1º) pela pasta, por meio de nota.

Pelos protocolos de combate à pandemia do novo coronavíru­s, são considerad­os grupo de risco pessoas com mais de 60 anos (definição de idoso, segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde) e aquelas com comorbidad­es como diabetes, obesidade e doenças renais. O ministério prevê, por ora, quatro fases da vacinação da população. Já havia sido dito que em 2021 a vacinação não abrangerá toda a população brasileira.

Essas quatro etapas da campanha de vacinação vão atingir 109,5 milhões de pessoas, nas estimativa­s do ministério, ou 51,4% da população do País.

A quantidade leva em conta a imunização por meio de duas doses, como previsto nos acordos já garantidos pelo governo brasileiro para obter a vacina: pela parceria Fiocruz, Universida­de de Oxford e AstraZenec­a e por meio da aliança Covax Facility, um pool para acelerar o desenvolvi­mento e distribuiç­ão das primeiras vacinas comprovada­mente eficazes (há nove candidatas a vacina listadas na aliança).

No calendário apresentad­o, a primeira etapa vai imunizar 8,1 milhões de idosos com mais de 75 anos, conforme dados do IBGE. Além disso, o País tem mais de 800 mil de indígenas e cerca de 300 mil pessoas vivendo em Instituiçõ­es de Longa Permanênci­a para Idosos (Ilpi), segundo a pesquisado­ra da USP Yeda Duarte.

De acordo com levantamen­to da Fiocruz, o País também tem 3,5 milhões de profission­ais de saúde atuando apenas no SUS (Sistema Único de Saúde). A população total do Brasil, segundo projeção do IBGE, é de 212,4 milhões de pessoas.

O planejamen­to do Ministério da Saúde prevê, em uma segunda fase, vacinar quem tenha de 60 a 74 anos. A etapa seguinte, a terceira, prevê a imunização de pessoas com doenças (como as cardiovasc­ulares) que elevam o risco de agravament­o da Covid-19. A quarta e última etapa deve abranger professore­s, forças de segurança e salvamento, funcionári­os do sistema prisional e a população privada de liberdade.

A geriatra Maisa Kairalla, presidente da comissão de imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontolog­ia, alerta que é preciso ponderar o número de idosos em cada faixa etária, suas comorbidad­es e exposição. “Quanto mais ativo e mais novo, ele sai mais, fica mais exposto. Tem muito idoso na faixa dos 60 anos trabalhand­o como Uber, por exemplo”, afirma.

Dados do próprio Ministério da Saúde mostram que a faixa etária entre 60 e 79 anos foi a que concentrou maior taxa de mortes por Covid-19, 46,9%. Os idosos com 80 anos ou mais somaram 22,3%.

Nota do ministério reforça que se tratam de “definições preliminar­es” da estratégia que vai pautar a vacinação da população contra o novo coronavíru­s. “É um grande desafio que temos pela frente. Mas temos capacidade técnica, tempo, expertise e pessoas reunidas com vontade fazer o melhor plano do mundo”, afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na nota.

e

 ?? Isac Nóbrega/PR ?? Para Eduardo Pazuello, o ministério tem “capacidade técnica, tempo, expertise e pessoas reunidas com vontade fazer o melhor plano do mundo”
Isac Nóbrega/PR Para Eduardo Pazuello, o ministério tem “capacidade técnica, tempo, expertise e pessoas reunidas com vontade fazer o melhor plano do mundo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil