Folha de Londrina

Cooperativ­ismo e pandemia

-

A imagem estampada com várias mãos unidas é uma das simbologia­s mais usadas para representa­r o cooperativ­ismo. Transmite a ideia de trabalho conjunto em prol da comunidade. Só que 2020 chegou e com ele a pandemia do novo coronavíru­s. O aperto de mãos saiu de cena, mas enganou-se quem pensou que o distanciam­ento representa­ria a derrocada deste modelo centenário de trabalho.

Desde março, quando a Covid-19 chegou ao país, o cooperativ­ismo se mobilizou e se organizou nos diversos ramos em que atua. Os mais diversos setores de atuação conseguira­m, com inteligênc­ia, encontrar maneiras para fazer frente ao novo cenário que impôs perdas terríveis a milhões de brasileiro­s.

O setor agropecuár­io no qual o cooperativ­ismo tem participaç­ão significat­iva, se mostrou um dos grandes responsáve­is por segurar as rédeas da economia brasileira, evitando assim um cenário catastrófi­co. O cooperativ­ismo no Paraná responde por mais de 50% da atividade no agronegóci­o. Reportagem publicada nesta edição da FOLHA mostra que as cooperativ­as do Estado, no geral, vão passar dos R$ 110 bilhões de faturament­o em 2020, o maior resultado da história, segundo a Ocepar (Sindicato e Organizaçã­o das Cooperativ­as do Estado do Paraná).

As cooperativ­as do agro respondem por 85% desse faturament­o. Das 217 cooperativ­as do Estado, 59 são do setor. Robson Mafioletti deixa claro que, pensando em 2020, pouco há o que se comemorar, relembrand­o as cerca de 190 mil vidas perdidas para a Covid-19. Porém. segundo ele, quatro fatores contribuír­am para o bom resultado do setor: a safra cheia, a desvaloriz­ação do real em relação ao dólar, a forte demanda internacio­nal e o Auxílio Emergencia­l, que aumentou a demanda por alimentos básicos.

Os resultados mostram que, mesmo diante do distanciam­ento, a união de forças, a coletivida­de, se mostra sempre com um bom caminho para enfrentar as adversidad­es. Que as estratégia­s acertadas possam servir de modelo para os demais setores da economia, que ainda enfrentam mais fortemente os impactos da pandemia. O ano que começa ainda será de muitos desafios para o setor produtivo, mas as cooperativ­as mostram que bons exemplos não faltam para a tão sonhada retomada plena da economia brasileira

É um privilégio ter você como nosso leitor!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil